Greve: Assembleia continua intermediando negociação com professores

Imagem: Nova rodada de negociações para o fim da greve ocorreu nesta tarde na governadoria
Nova rodada de negociações para o fim da greve ocorreu nesta tarde na governadoria
02/06/2015 - 16:34 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estaduais participaram nesta terça-feira (2/6) de mais uma rodada de negociações entre o Executivo e os professores da Rede Pública Estadual, para o fim da greve e a volta das aulas. Cerca de 80% da categoria está parada segundo dados divulgados nesta tarde pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

“O governo pediu uma extensão do prazo para cumprir a lei 4.464, aprovada em 2013, mas a Fetems não aceitou. Agora vamos seguir negociando, mas ainda não podemos divulgar os pontos da contraproposta porque aguardamos o judiciário. Queremos deixar claro a disposição para o consenso, pois todos perdem com a greve, principalmente os alunos”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB).

Segundo o presidente da Fetems, Roberto Botareli, uma nova reunião da categoria ocorrerá no fim do dia de hoje e amanhã (3/6) uma assembleia geral acontece às 8h, inclusive com os professores do interior, na sede do sindicato.

“A greve continua, pois não temos o detalhamento do que foi proposto pelo Tribunal de Justiça, mas professor não gosta de greve, só queremos o cumprimento da lei. Também pedimos uma atenção especial para os administrativos. O governo disse que o índice de reajuste será zero, mas tem servidor que ganha menos de mil reais”, argumentou Botareli.

Ainda sem consenso, a vice-governadora Rose Modesto (PSDB) representou o Executivo na reunião e pediu equilíbrio. “Esperamos que a greve acabe o quanto antes a partir de um acordo viável para as duas partes, ou seja, algo que agrade os professores, mas que também o governo possa cumprir”, afirmou.

Também participaram da reunião de hoje na governadoria os deputados Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), João Grandão (PT), Paulo Corrêa (PR), Grazielle Machado (PR), Renato Câmara (PMDB), Antonieta Amorim (PMDB), Barbosinha (PSB) e Professor Rinaldo (PSDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.