Pacto pelo Desenvolvimento Ferroviário é apresentado aos deputados

Imagem: Objetivo do Pacto é estabelecer grupo interdisciplinar para discutir melhorias e ampliação da rede ferroviária
Objetivo do Pacto é estabelecer grupo interdisciplinar para discutir melhorias e ampliação da rede ferroviária
22/06/2015 - 16:00 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Victor Chileno

Os deputados estaduais conheceram, nesta segunda-feira (22/6), os termos do Pacto pelo Desenvolvimento da Rede Ferroviária, firmado entre o governo do Estado e a Rumo ALL. A reunião, na governadoria, em Campo Grande, também contou com a presença de representantes da bancada federal. O objetivo do Pacto é estabelecer um grupo interdisciplinar para discutir um plano onde serão avaliadas as melhores alternativas sociais e econômicas para a manutenção e possível ampliação da rede ferroviária.

Segundo o deputado Beto Pereira (PDT), a empresa Rumo ALL assumiu a malha ferroviária e tem um prazo de 60 dias para elaborar o plano logístico que atenda as demandas de curto a longo prazo. "No dia 24 de agosto, o projeto de viabilidade da nova ferrovia será apresentado”, informou o parlamentar. Para o deputado, ainda não é hora de apresentar solicitações, "já que as propostas ainda precisam ser analisadas".

O grupo interdisciplinar será formado por integrantes de órgãos reguladores do transporte ferroviário, dos órgãos ambientais e de grupos econômicos com demanda no setor. Uma das alternativas em estudo é a construção de um novo ramal da Ferronorte, em bitola larga, no trecho entre Aparecida do Taboado e Três Lagoas. Conectando-se a esse ramal, será estudada a transformação da Novoeste entre Três Lagoas e Campo Grande de bitola métrica para bitola larga, possibilitando o transporte de trens de 120 vagões de forma eficiente e produtiva no corredor de Campo Grande ao porto de Santos (SP).

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) avaliou que é possível “fazer um estudo bem elaborado, junto aos órgãos de meio ambiente, para que a competitividade da ferrovia do Estado aumente". O presidente da empresa Rumo ALL, Julio Fontana, afirmou que o projeto será feito em conjunto com os governos estadual e federal no prazo estipulado. Também participaram da reunião os deputados Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis; George Takimoto (PDT); Onevan de Matos (PSDB); Barbosinha (PSB); Felipe Orro (PDT); Eduardo Rocha (PMDB); Marcio Fernandes (PTdoB); Flávio Kayatt (PSDB); Mara Caseiro (PTdoB); Professor Rinaldo (PSDB); Angelo Guerreiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PR).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.