Deputados ressaltam valor da educação em inauguração da UEMS

Imagem: Deputado Junior Mochi discursou durante evento de inauguração do campus da UEMS em Campo Grande
Deputado Junior Mochi discursou durante evento de inauguração do campus da UEMS em Campo Grande
03/08/2015 - 17:00 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Victor Chileno

O campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foi inaugurado nesta segunda-feira (3/8), em Campo Grande, com a presença de representantes da Assembleia Legislativa. O deputado Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis, afirmou que “um sonho compartilhado por muitos é concretizado quando há capacidade de trabalho para realizá-lo”. Mochi ressaltou que a UEMS tem mais de dez mil profissionais formados, ajudando a desenvolver e potencializar o Estado. “Esta inauguração materializa o apoio político da Assembleia Legislativa aos governos, com a destinação de verbas. Conjugamos nossas vontades para vermos transformado o nosso desejo”, ressaltou o presidente.

O investimento total na obra foi de R$ 47 milhões. Durante a cerimônia de inauguração, foi assinado um convênio entre a universidade e o Instituto de Câncer de Três Lagoas e foram homenageados Mariluce Bittar (in memoriam); o ex-governador Pedro Pedrossian, idealizador da UEMS; e a educadora Eliza Cesco. Segundo o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, a universidade começou com a visão ousada e pioneira de Pedro Pedrossian. "Oitenta por cento dos nossos alunos são oriundos de escola pública. Agradeço pelo compromisso, pois só por meio da educação a sociedade cresce e avança”, completou o reitor.

Para Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do Estado, com o tempo e as condições necessárias, a UEMS será ampliada. "Neste momento de retração de recursos dos estados, fizemos um esforço concentrado e conseguimos entregar a unidade. Maior do que a obra física, o significado é o desenvolvimento e crescimento do Estado”, finalizou. O campus tem mais de 20 mil m² de área construída, sendo sete blocos com salas de aula, administração, laboratórios, biblioteca, teatro e demais estruturas.

O deputado Paulo Corrêa (PR), líder do bloco suprapartidário, lembrou que era secretário de Estado quando o governador Pedrossian começou a pensar a UEMS. “Sonhamos com essa universidade, que foi construída a partir de Dourados. Azambuja realiza um sonho com a entrega desta unidade. Nós, deputados, ajudamos com a destinação de parte do orçamento que garante a manutenção e a ampliação de várias demandas e temos a interlocução deste reitor que constrói pontes com o governo, sociedade civil e acadêmicos”, frisou Corrêa.

O deputado Beto Pereira (PDT), vice-líder do governo, acredita que o investimento em educação é sempre bem vindo e deve ser prioridade de qualquer governante. “Isso mostra que a prioridade do atual governo é investir nas pessoas, o que é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Agora, cabe à Assembleia Legislativa destinar no Orçamento mais recursos para a manutenção e expansão de outras áreas que ainda não foram contempladas”, pontuou Beto.

Já Onevan de Matos, líder do PSDB, afirma que a “UEMS já nasceu forte e representa o caminho do desenvolvimento para o Estado e para o país. É referência para ambos. Com a entrega dessa nova sede, ampla, abrigando o curso de medicina, disponibilizará também outros espaços e cursos aos alunos. A parceria da Casa de Leis é importante, os deputados trabalham a favor da universidade, destinando emendas aos campus de suas regiões de atuação”.

O novo campus vai abrigar 150 servidores e 800 acadêmicos matriculados nos cursos de graduação em Artes Cênicas e Dança, Bacharelado em Letras, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Letras Português-Espanhol, Letras Português-Inglês, Pedagogia, Turismo e Medicina; além dos mestrados em Letras e em Educação. Também participaram da solenidade os deputados Eduardo Rocha (PMDB); Mara Caseiro (PTdoB); Felipe Orro (PDT); Professor Rinaldo (PSDB); João Grandão (PT) e Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa de Leis.

Histórico - Com sede em Dourados, quando foi instituída pela lei 1.461, de 20 de dezembro de 1993, pelo então governador Pedro Pedrossian, a UEMS tinha o objetivo de interiorizar a educação superior e formar professores. Instalada na capital em 2000, a universidade funcionava em espaços improvisados. Atualmente, a UEMS também conta com unidades em Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã e Campo Grande. Na modalidade de Ensino a Distância são atendidas as cidades de Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Miranda e São Gabriel do Oeste.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.