Educação física pode ser adaptada para alunos da rede estadual

Imagem: Ideia do deputado Felipe Orro é construir em MS uma cultura inclusiva garantindo direito todos o direito à educação
Ideia do deputado Felipe Orro é construir em MS uma cultura inclusiva garantindo direito todos o direito à educação
04/08/2015 - 12:26 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

Projeto de lei apresentado durante sessão ordinária de hoje (4/8), de autoria do deputado estadual Felipe Orro (PDT), obriga estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul a criar e manter programas de educação física adaptada para o desenvolvimento e inclusão dos alunos com necessidades especiais. Dessa forma, estaria sendo estabelecida uma política de inclusão na rede estadual de ensino.

“A educação física abrange uma série de conteúdos que propiciam o desenvolvimento motor e psicológico, sendo inquestionável sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos, desde a infância até a fase adulta. O nosso objetivo é construir, no Estado, uma cultura inclusiva garantindo o direito a todas as pessoas o acesso à educação, ao esporte e ao lazer”, justificou Orro.

Ainda de acordo com a proposta, o Estado deverá promover a capacitação do corpo docente de educação física no tema inclusão social, bem como garantir a adequação dos espaços físicos das escolas, nos termos da legislação e normas vigentes, no que tange à acessibilidade arquitetônica, comunicacional e metodológica.

Também será de competência do Executivo assegurar intérpretes de libras e outras modalidades de comunicação e metodologia. Para cumprir a proposta, o projeto autoriza o Poder Executivo a realizar convênios com instituições e entidades públicas ou privadas para o desenvolvimento da educação física adaptada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.