Hospitais deverão disponibilizar ambulâncias para transportar pacientes

Imagem: Lidio Lopes teve um parente que precisou ser transportado e hospital não possuída ambulância
Lidio Lopes teve um parente que precisou ser transportado e hospital não possuída ambulância
04/08/2015 - 12:47 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Lidio Lopes (PEN), apresentado durante sessão plenária de hoje (4/8), prevê que hospitais públicos e privados disponibilizem ambulância para transporte de pacientes, em caso de emergência, dificuldade de locomoção e remoção para exames. Se aprovada, esta lei será fiscalizada pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipais.

“Por experiência própria percebi a necessidade dessa proposta. Em 2013, tive um parente próximo internado num hospital da rede privada por quase 90 dias, que necessitou fazer exames mais complexos em uma clínica e o hospital não possuía ambulância para transportá-lo e não arcou com as despesas do transporte”, justificou o parlamentar.

Ainda de acordo com Lidio, o valor do transporte é em média R$ 300 e nem todos possuem condições financeiras para arcar com mais essa despesa. “Alguns pacientes dependem do SUS [Sistema Único de Saúde] e outros já pagam caro o plano de saúde que também não oferece esse serviço”, ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.