Deputados estaduais prestigiam posse do presidente da Famasul

Imagem: "A Famasul é a instituição que defende, representa e busca o fortalecimento do agronegócio", resume Mochi
"A Famasul é a instituição que defende, representa e busca o fortalecimento do agronegócio", resume Mochi
08/08/2015 - 10:43 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Rachid Waqued

O deputado Junior Mochi (PMDB) enfatizou nesta sexta-feira (7/8), durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a relevância do agronegócio para o fortalecimento da economia no Estado. “A base da nossa economia está no setor primário que apresenta resultados expressivos nos últimos anos no Mato Grosso do Sul. A Famasul é a instituição que defende, representa e busca o fortalecimento do setor e a Assembleia Legislativa é sua parceira e do agronegócio”, destacou o presidente da Casa de Leis.

Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul criou a Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e Cooperativismo composta pelos deputados estaduais com a proposta de sugerir, debater e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas aos setores. “A Frente Parlamentar é responsável pela mediação com o setor, recebe as demandas e solicitações e - quando for o caso - transforma as propostas em Leis para assim beneficiar o Estado”, complementou Junior Mochi.

Coordenador da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Rinaldo (PSDB) reforçou a contribuição da Casa de Leis, em conjunto com os demais poderes públicos, para atender os anseios dos setores. “O agronegócio e o cooperativismo são pontes prioritárias para o crescimento e o desenvolvimento do nosso Estado. Percebemos a importância desse segmento que precisa de apoio do Poder Público Estadual e Federal. Com essa coesão, podemos encontrar os meios necessários para alcançar o desenvolvimento, gerar emprego e renda, e - acima de tudo - a promoção da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses”, disse o parlamentar.

Importante entidade do agronegócio regional, a Famasul será presidida pelo médico veterinário e produtor rural Mauricio Saito. A entidade atua no desenvolvimento e fortalecimento do agronegócio no Estado, representando os produtores e os 68 sindicatos rurais que congrega. “Para fomentar os setores do agronegócio e cooperativismo é preciso formar lideranças como sempre a Famasul fez. Com a capacidade de gerenciamento e de interlocução, o novo Presidente fará um grande trabalho, comprovando a respeitabilidade que o setor do agronegócio impõe, pois é responsável por 16% do nosso PIB [Produto Interno Bruto]. Atuamos em conjunto com a Famasul, as Federações e os Sindicatos Rurais para alcançarmos um trabalho relevante e resultados substanciais para o Estado”, ressaltou o deputado estadual Paulo Corrêa (PR), presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa.

Também prestigiaram a cerimônia de posse, os deputados estaduais Felipe Orro (PDT), Beto Pereira (PDT) e Marcio Fernandes (PTdoB). “Nós temos uma parceria muito significativa com a Famasul e continuaremos nesta nova etapa com o desafio de pautar o setor do agronegócio na economia do Estado ”, pontuou o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcio Fernandes.

Já Beto Pereira disse que “o governo do Estado com suas ações, apoiadas pela Assembleia, tem demonstrado um interesse muito grande para que o Estado seja ainda mais produtivo, como programas de terras degradadas e outros projetos que verticalizam a cadeia. Felipe Orro por sua vez destacou que “a Assembleia, atenta aos clamores da sociedade e ao agronegócio, prestigia e incentiva o setor que é muito importante e vem crescendo, gerando renda e desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul. Temos perspectivas de novos programas governamentais que incentivarão e incrementarão a produtividade, que devemos apreciar ainda este ano na Casa de Leis".
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.