Advogados se emocionam ao receber homenagem na Assembleia

Imagem: Deputado Marquinhos Trad entregou Medalha do Mérito Advocatício a personalidades
Deputado Marquinhos Trad entregou Medalha do Mérito Advocatício a personalidades
11/08/2015 - 09:04 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

Por proposição do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), personalidades que prestaram relevantes serviços em prol do Estado no campo jurídico receberam, nesta segunda-feira (10/8), a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antonio Siufi, durante solenidade no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Marquinhos Trad explicou que “a profissão de advocacia se exercia quando um cidadão tinha uma dificuldade material, conjugal ou social, ou seja, o advogado era alguém que cuidava, abraçava e defendia seus princípios. Acredito que hoje os homenageados são uma encarnação do patrono dos advogados, Santo Ivo, que usou com galhardia, sacerdócio, suor e inteligência suas madrugadas para concluir o seu trabalho”. Sobre o nome da medalha, Trad disse que não poderia deixar de homenagear Jorge Antonio Siufi, “pois ele era um homem de alma transparente".

Barbosinha (PSB), presidente da CCJR, ressaltou que a homenagem exige uma escolha muito criteriosa, o que a enaltece. “Essa honraria objetiva trazer para a Assembleia, nesta noite de homenagens, profissionais que contribuíram, através de seu trabalho exercido com ética, para a democracia. É impossível pensar no Estado Democrático de Direito, sem a presença da figura do advogado”, explicou o parlamentar, que também é advogado.

Para a deputada Antonieta Amorim (PMDB), “essa medalha é a melhor forma de valorizar a Justiça e isso fortalece o País”. Já Renato Câmara (PMDB), reforçou que a solenidade é “um reconhecimento aos advogados pelo trabalho prestado que repercute em todo Estado”.

Foram homenageados por indicação do deputado Marquinhos Trad: Roberto de Avelar, Gilberto Pereira da Silva, Rui Gibim Lacerda , Arlei de Freitas, Pedro Mauro Roman de Arruda, Jesus de Oliveira Sobrinho, Evandro Ferreira de Viana,Tiago Bana Franco, José Roberto Rodrigues da Rosa, Valdir Custódio da Silva, Adilson Venâncio Paniago Trindade, Luciano Montalli, Paulo André Defante e Dalva Soares Barcellos (in memoriam).

Por indicação do deputado Felipe Orro (PDT), Mansour Elias Karmouche e Dr. Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa. Mara Caseiro (PT do B), 3ª vice-presidente do Legislativo Estadual, homenageou Luana Ruiz Silva e Irene Maria dos Santos Almeida. Já Flávio Kayatt indicou Jadson Pereira Gonçalves e Luíz Cláudio Alves Pereira Diogo.

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) entregou a honraria à Leonardo Basmage Pinheiro Machado Gervásio Alves de Oliveira Júnior. Juliane Penteado Santana e Dr. Luiz Rafael receberam a Comenda por indicação do deputado Maurício Picarelli (PMDB), corregedor-geral do Parlamento. Plínio Soares Rocha foi homenageado por Renato Câmara e o deputado Barbosinha escolheu Hassan Hajj para receber a Medalha.

Emocionado, o homenageado Evandro Ferreira Viana agradeceu em primeiro lugar a família e destacou que a noite era a consumação de um trabalho que começou em 1937, em Aquidauana, época que o pai era promotor de Justiça. "Desde então nossa família está na vida jurídica, dei continuidade, advogo até hoje e tenho cinco filhos advogados, fiz parte da Comissão da Divisão do Estado, da elaboração da 1ª Constituinte e esse currículo é coroado hoje pela Assembleia Legislativa de maneira brilhante pois a Medalha que recebo tem o nome de Jorge Antonio Siufi, advogado cioso das prerrogativas da profissão.

Ele é que tem que ser lembrado. Espero que essa sessão se repita, com outros homenageados, sempre lembrando esse nobre colega que foi o grande Jorge Siufi”, ressaltou Evandro.

A mesa de autoridades foi composta pelos deputados estaduais Marquinhos Trad e Barbosinha (PSB), presidente da CCJR; pelo defensor público Reginaldo Marinho da Silva; pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Rubens Bergonzi Bossay e pela procuradora de Justiça Esther Souza de Oliveira.

A deputada Mara Caseiro (PT do B), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, o deputado Renato Câmara (PMDB) e a deputada Antonieta Amorim (PMDB) também estavam presentes no evento.

Medalha - A Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antonio Siufi foi criada pelo Projeto de Resolução 041/12 para homenagear advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) que tenham se destacado na respectiva área de atuação. Cada deputado estadual pode indicar até dois profissionais para receber a honraria, que é concedida anualmente na semana de 11 de agosto, quando é celebrado o Dia do Advogado.

Jorge Antonio Siufi nasceu em Campo Grande, no dia 13 de setembro de 1932; cursou os chamados primeiro e segundo graus na escola salesiana Dom Bosco, formou-se em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro, foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande.

Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União, pelo então presidente da República general Castelo Branco. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.

Seresteiro, cantou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro nos anos 50 e 60 e compôs a letra do Hino do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o colega Otávio Gonçalves Gomes. Siufi gravou CD, publicou livros de crônicas, também foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, defensor público da União, um dos fundadores do Rádio Clube, em Campo Grande, e faleceu no dia 14 de março de 2011.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.