Semana do Jovem Empreendedor reúne e motiva duas mil pessoas na AL

Imagem: Palestras e cases de sucesso inspiraram jovens de MS a empreender
Palestras e cases de sucesso inspiraram jovens de MS a empreender
14/08/2015 - 11:32 Por: Andreia Araujo    Foto: Marco Miatelo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul reuniu aproximadamente duas mil pessoas durante os quatro dias de realização da Semana Estadual do Jovem Empreendedor. Na última noite de palestras, nesta quinta-feira (13/8), os oradores falaram sobre oportunidades e motivação, despertando nos jovens e no público em geral a vontade de “fazer acontecer”.

O engenheiro-agrônomo por formação e diretor geral da Faculdade de Tecnologia da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Abdon Soares de Miranda Jr., ministrou a primeira palestra da noite, voltada para o segmento do agronegócio. O diretor apresentou para os jovens os programas educacionais do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), além das faculdades que estão sendo criadas para instalar 50 polos no Brasil, entre eles o Mato Grosso do Sul. “Serão oferecidos cursos de tecnologia para diversas cadeias produtivas de acordo com as necessidades regionais. Ao invés de pensar no bem estar próprio, precisamos pensar no bem comum do mundo rural”, explicou Abdon Miranda.

Os primos Matheus Palhano e Guilherme Maia explicaram durante o “pitch” empreendedor que foram levados ao mundo dos negócios “por acaso”; como em uma brincadeira. Guilherme investiu R$ 200 reais na divulgação da marca BF///MS (destinada para os admiradores de camionetes). BF significa Big Foot – camionete alta, as barras representam o rastro dos pneus e o MS é para mostrar o Estado. O produto ganhou força, primeiramente, com adesivos e com o alcance da marca resolveram investir no comércio eletrônico, por meio do e-commerce que já atinge 1000 pedidos/ mês. Os primos se uniram a outra marca, chamada Jaum Jaum, voltada para bonés e vestuário. Hoje os produtos já contam com revendedores em mais de 150 lojas em todo o país. “Nas duas empresas a gente sempre procurou investir em marketing. Nós trabalhamos dois anos sem retirar lucro da empresa para investir na identidade visual que é o que fica na memória das pessoas”, disse Matheus.

Empolgado com a participação do público, o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB) reforçou que o assunto é contagiante e que a organização para a próxima edição começa agora. “A 2ª edição da Semana Estadual do Jovem Empreendedor foi um sucesso. Superou até mesmo as nossas expectativas. Os jovens puderam ouvir as experiências, os “cases” de sucesso e isso nos motiva a pensar no próximo evento desde já”, explica o parlamentar idealizador do evento.

O jovem Pedro Otávio, acompanhado do professor Jyian Yari, detalhou o Projeto Agri-Weather - Soluções Meteorológicas para o Agronegócio, premiado em maio deste ano na cidade de Pittsburgh (Filadélfia-EUA). Pedro e outros dois alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desenvolveram um sistema meteorológico voltado ao agricultor para coletar e formatar dados considerados importantes na produtividade, disponibilizando-os de forma automatizada, de fácil leitura e entendimento, a um custo reduzido se comparado a produtos similares existentes no mercado.

Para finalizar com propriedade o assunto sobre tecnologia e inovação, o empreendedor serial, investidor-anjo da Harvard Business School, Allan Costa, falou sobre Inovação e Criatividade. Destacou que tanto um quanto o outro dependem, fundamentalmente, da atitude do ser humano e que as evidências podem surgir em qualquer segmento; seja na alta tecnologia, em grandes indústrias, no segmento do campo ou do agronegócio. “Criar um ambiente criativo, uma empresa criativa ou produtos criativos é estar em busca da inovação. Essa inovação pode surgir de acordo com o “modelo mental” que as pessoas têm. Se você enxerga o mundo como um lugar onde é muito difícil inovar, seguramente não vai conseguir inovar. Se você enxerga o mundo como um lugar onde é possível inovar, onde existem oportunidades, onde dá para fazer coisas diferentes, aí sim tudo acontece”, garantiu Allan.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.