Sistema de Assistência Social é avanço nas políticas públicas, garantem deputados

Imagem: Governo do Estado autorizou aumento do repasse do Fundo de Investimento Social aos 79 municípios, na ordem de 30%
Governo do Estado autorizou aumento do repasse do Fundo de Investimento Social aos 79 municípios, na ordem de 30%
26/08/2015 - 10:34 Por: Christiane Mesquita    Foto: Roberto Higa

Em celebração aos 10 anos de existência do Sistema Único de Assistência Social (Suas), os deputados estaduais Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis; João Grandão (PT) e Renato Câmara (PMDB) destacaram a importância do fomento à política de Assistência Social para o Estado. Os deputados participaram da entrega do “Mérito Dona Maria Bezerra de Assistência Social”, realizado nesta terça-feira (25/8), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, evento promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), por meio do governo do Estado.

A premiação homenageou usuários, trabalhadores e personalidades que atuam ou tiveram a vida transformada pelos direitos socioassistenciais, assegurados por essa política pública em Mato Grosso do Sul. Foram concedidas homenagens a vinte e nove personalidades de referência na construção do Suas, no período entre 2005 e 2015. Na ocasião, para melhorar a qualidade dos atendimentos na área social, o Governo do Estado autorizou o aumento do repasse do Fundo de Investimento Social (FIS) aos 79 municípios, na ordem de 30%, passando do valor de R$ 20 milhões para R$ 26 milhões.

"Quando fui prefeito, em 1997, participei da construção dessa política, que vinha de uma prática de doações até a transformação em direito, com compreensão, vontade política e convergência de ideias. Hoje, Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente pela Assistência Social. Avançamos muito, mas ainda temos muitos desafios, principalmente uma fonte de recursos mínimos garantidos para que o Sistema possa atender essa camada da população que mais necessita do poder público. A Assembleia Legislativa está à disposição para que juntos possamos consolidar e atuar em favor daqueles que precisam”, frisou Junior Mochi.

O presidente da Assembleia Legislativa também destacou o trabalho incansável de Maria Bezerra, personagem símbolo do prêmio entregue nesta terça-feira. “Não deixava de pedir no meu gabinete pelos mais necessitados, aliás, ia de gabinete em gabinete se precisasse, muitas vezes, sacrificando a própria subsistência. Seu trabalho social e voluntário foi grande na Capital, ela merece essa homenagem. Era uma pessoa simples, humilde, mas isso não era fator limitador de seu trabalho”, destacou. Maria Bezerra foi líder comunitária e trabalhou por mais de 30 anos em prol da população do Jardim Aerorancho, em especial idosos que frequentam até hoje, o projeto criado por ela e pelo esposo, Manoel Albuino dos Santos.

João Grandão também enalteceu a celebração. “É a consolidação da visão estratégica de fazer política com todas as características de Assistência Social que promovem a inclusão. Temos que continuar promovendo a parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal e ter amor e desprendimento para estas ações, sem abrir mão das posições ideológicas, mas visando sempre o bem comum da sociedade”, pontuou.

O deputado Renato Câmara assegurou que o Sistema é “uma das maiores conquistas para a população". Segundo Câmara, a população necessitava do elo que faltava para conectar previdência, saúde e assistência social. Sobre a homenagem, o parlamentar reconheceu o trabalho de Maria Bezerra, pois, "acima de tudo, valoriza aqueles que ajudaram a construir essa nova dinâmica da seguridade social”.

A vice-governadora do Estado e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Rosiane Modesto (PSDB), destacou que a “política da Assistência Social deve ser prioridade em qualquer governo, com o fortalecimento dos conselhos e programas sociais, tirando a visão do 'favorzinho' e fazendo com que os beneficiários entendam que tem direitos. Os poderes Executivo e Legislativo são independentes, porém, o Parlamento tem um papel fundamental em tudo que fazemos pelo Estado. Precisamos estar sempre em harmonia. Encontramos na Assembleia sempre o apoio necessário, quero agradecer essa parceria e destacar que quem ganha com isso é a população”, reconheceu.

O diretor de gestão do Suas no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Ferreira Cruz, ressaltou a conquista. "Quero cumprimentar o governo do Estado e consolidar o compromisso de continuar essa política nos municípios de Mato Grosso do Sul. Vocês não estão escrevendo apenas a história do Estado, e sim, a nacional. O governo Federal estará sempre junto ao Estado e aos municípios”, afirmou. Sérgio Wanderly, superintendente da SEDHAST e um dos homenageados, emocionou a todos em seu discurso quando declarou que “queríamos trazer aqui todos os trabalhadores envolvidos no Sistema, seus filhos, suas famílias. Temos responsabilidade histórica nessa política que saiu do assistencialismo para ir ao campo do direito”, completou.

A presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social em Mato Grosso do Sul (COEGEMAS/MS), Cleci Fortunati Souza, também homenageada, pediu aos deputados estaduais que continuem tendo “um olhar carinhoso a essa política pública”. Já o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto, acredita que, apesar da difícil situação no país, é necessário que Estado e União ampliem a parceria com os prefeitos, "já que temos sempre a contribuição e intervenção da Assembleia Legislativa”.

 

* com informações da Assessoria de Comunicação Social da SEDHAST.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.