Rádio ALMS divulga informações do Legislativo Estadual em tempo real

Imagem: Nivaldo Mota e Karine Cortez fazem parte da equipe da Rádio ALMS
Nivaldo Mota e Karine Cortez fazem parte da equipe da Rádio ALMS
28/08/2015 - 11:11 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

Sessões plenárias, audiências públicas, seminários, reuniões das comissões permanentes e das frentes parlamentares. O cotidiano da Assembleia Legislativa pode ser acompanhado diariamente, em tempo real, pela Rádio ALMS.

Atualmente disponível <b><a href="http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?alias=www.al.ms.gov.br/radio"><Font color="#0000FF">via web</font></a></b>, no portal oficial, que também disponibiliza a programação da TV Assembleia, a rádio oferece programação 24 horas ininterruptas, com boletins, gravados e ao vivo, e entrevistas com os deputados estaduais e demais autoridades que comparecem ao Parlamento Estadual.

“Nosso diferencial é que estamos na ponta da notícia sobre o que acontece na Casa de Leis e procuramos levar ao nosso ouvinte, tanto quem acessa nossa rádio via web ou o público interno, os servidores, a informação em primeira mão, com a fala dos deputados e mais detalhes relacionados aos projetos”, explicou o gerente da Rádio ALMS, Ricardo Ortiz.

Segundo ele, a aquisição de computadores, mesa de som e microfones garantiu mais qualidade às transmissões. Uma híbrida telefônica - equipamento que permite acoplar o telefone à mesa de som - possibilita participações ao vivo via celular. “Com a híbrida, um repórter nosso pode estar em qualquer outro lugar e entrar durante a programação com um boletim ou uma entrevista, o que agiliza a divulgação de determinada informação”, afirmou Ortiz.

Durante a programação, também são informados indicadores econômicos, previsão do tempo e divulgadas músicas de artistas regionais. “É uma forma de também incentivarmos nossos cantores e grupos musicais”, disse o gerente. Já as emissoras de rádios do interior do Estado, têm acesso aos boletins produzidos pela equipe da Rádio ALMS e podem disponibilizá-los gratuitamente em todos os municípios.

Além do acesso via internet, os servidores da Assembleia Legislativa também acompanham a programação da rádio via sistema de autofalantes instalados nos gabinetes e demais setores do Palácio Guaicurus. “Também procuramos bem informar os funcionários da Casa de Leis e, em breve, divulgaremos informações sobre a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o Coral dos Servidores da ALMS, entre outros avisos e comunicados, estimulando a integração entre os setores e os gabinetes parlamentares”, enfatizou Ortiz. “Houve toda uma reestruturação da rádio, com o apoio decisivo da Mesa Diretora, e buscaremos melhorar cada vez mais”, complementou.

Para o gerente, a facilidade do acesso via web, a ausência de intervalos comerciais e a divulgação de informações estritamente locais são atrativos aos ouvintes, mas a expectativa é ainda viabilizar a rádio aberta, inicialmente acessível a quem estiver em Campo Grande.  Há também previsão de boletins relacionados às leis em vigência no Estado, Conhecendo o Legislativo (informações referentes a temas técnicos e tramitação das matérias na Casa de Leis), entre outras novidades para a programação.

Ondas da informação – Estudo intitulado Democratização da Mídia, feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a pedido da Fundação Perseu Abramo, mostrou que 79% da população pesquisada ouvem rádio, sendo que 69% desse total acompanham o veículo diariamente. O resultado é menor apenas que o da TV aberta, que conta com 94% da população. Do total de ouvintes das rádios, 42% acessam as webradios, percentual que vem crescendo ao longo dos anos, conforme a pesquisa.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.