Projeto busca prevenir roubo de bicicletas e ajudar a recuperá-las

Imagem: Para Marquinhos, à esquerda, projeto estimula identificação de produtos alvos de crimes
Para Marquinhos, à esquerda, projeto estimula identificação de produtos alvos de crimes
09/09/2015 - 11:54 Por: Lidiane Kober    Foto: Victor Chileno

Diante do aumento das ciclovias e da popularização cada vez maior das bicicletas, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (9/9), projeto para criar programa de prevenção ao roubo e furto do meio de transporte.

A proposta também busca facilitar a recuperação das bicicletas perdidas por meio da obrigatoriedade da divulgação do número de série dos meios de locomoção. “As bicicletas são meios de transporte eficiente e menos poluente e, a cada dia, a população se conscientiza mais disso. Fora isso, há um estímulo por parte do Estado e dos municípios para uso cada vez maior do meio de locomoção, com a ampliação das ciclovias”, ponderou Marquinhos. “Dessa forma, naturalmente a tendência é de aumento dos furtos e roubos”, completou.

Neste sentido, um dos objetivos do projeto é estimular a identificação dos produtos alvos de crimes, com a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais identificarem na nota ou cupom fiscal o número de série da bicicleta.

Ao mesmo tempo, o órgão responsável pelo combate a roubos e furtos teria a missão de designar setor específico para concentrar os registros referentes a delitos que envolvam o meio de locomoção. “Os registros deste tipo de ocorrência poderão ter campo próprio denominado "Roubo/Furto de Bicicleta para facilitar a identificação", sugeriu Marquinhos no projeto.

Além disso, caberia a Polícia Civil publicar boletins estatísticos dos registros realizados, contendo a data, a hora e o local das maiores incidências das infrações. Por fim, o projeto propõe a administração e manutenção de cadastros de bicicletas roubadas e recuperadas. “Entendemos que qualquer medida para estimular o uso desse transporte tão benéfico à saúde e ao meio ambiente é salutar, principalmente quando vem acompanhado da preocupação com a segurança dos cidadãos sul-mato-grossenses”, finalizou o deputado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.