Projeto pretende valorizar bancários e financiários em Mato Grosso do Sul

Imagem: Para Amarildo (gravata vermelha), uso da tecnologia não reduziu carga trabalho
Para Amarildo (gravata vermelha), uso da tecnologia não reduziu carga trabalho
15/09/2015 - 10:41 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Nos últimos dez anos, os bancos expandiram as redes de atendimento, mas o número de pessoas empregadas diminuiu. Isso se deve ao uso da tecnologia. Pensando na valorização destes profissionais, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou na sessão desta terça-feira (15/9), Projeto de Lei que cria o Dia Estadual do Bancário e Financiário.

De acordo com a proposição, a comemoração deverá ocorrer anualmente no dia 28 de agosto. Na data não poderão funcionar estabelecimentos bancários e financiários. “Hoje o sistema financeiro tem algo em torno de 500 mil bancários. Todavia, esses trabalhadores, há mais de dez anos, perfaziam um contingente de mais de um milhão de empregados. Um dos fatores para essa redução drástica é a automação bancária”, explica o parlamentar.

De acordo com Amarildo, o uso da tecnologia não reduziu a carga de trabalho. “Embora tenha ocorrido avanço no sistema de automação, a mão de obra humana ainda é necessária. Por isso, este projeto visa o fortalecimento da categoria e a valorização destes profissionais que prestam serviços à sociedade”, justificou.        

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.