Projeto abre sigilo e garante publicidade da velocidade da internet

Imagem: Estudo mostra que a velocidade média da internet no Brasil é uma das piores do mundo
Estudo mostra que a velocidade média da internet no Brasil é uma das piores do mundo
17/09/2015 - 12:26 Por: Lidiane Kober    Foto: Victor Chileno

Para acabar com suspeitas de publicidade enganosa, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quinta-feira (17/9), projeto de lei que obriga as prestadoras de serviço a abrirem o sigilo e detalharem a velocidade da internet móvel e banda larga na modalidade pós paga em fatura mensal.

A proposta inclui ainda a necessidade de a fatura apresentar gráficos com a velocidade diária média de envio de recebimento dos dados entregues por mês. “O artigo sexto do Código de Defesa do Consumidor exige clareza na relação com o consumidor para dar segurança de que o serviço contratado será eficiente”, frisou Marquinhos.

O deputado ponderou ainda que não dá para ignorar suspeitas de propaganda enganosa. “É imperioso destacarmos a publicidade enganosa das empresas do setor que mencionam uma velocidade e entregam outra, prejudicando mais uma vez o consumidor”, comentou.

Ainda para ressaltar a importância do projeto, Marquinhos lembrou de publicação da Revista Veja. A reportagem, baseada em estudo da empresa de tecnologia americana Akamai, mostra que a velocidade média da internet no Brasil é uma das piores do mundo.

Foram pesquisados 54 países, no segundo quadrimestre de 2014. O Brasil, empatado com o Vietnã, obteve uma média de 2,9 Mbps, a nona pior. Na outra ponta, a Coreia do Sul apresentou média de 24,6 Mbps, mais de oito vezes acima da média brasileira.

“Diante disso, é fácil constatarmos que a prestação de serviços de internet no Brasil deixa a desejar em relação a outros países do mundo, sendo de extrema necessidade a entrega de gráficos que mensuram a real velocidade da internet. Em posse dos dados, os consumidores terão dados eficazes que garantirão a certeza de serviço cumprido”, finalizou Marquinhos.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.