Mesários passam por treinamento para eleições do Parlamento Jovem

Imagem: Os mesários aprenderam a lidar com os eleitores e a segurança da votação
Os mesários aprenderam a lidar com os eleitores e a segurança da votação
28/09/2015 - 16:50 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

Os mesários e membros da Comissão Eleitoral que participarão das eleições Parlamento Jovem passaram por um treinamento na tarde desta segunda-feira (28/9), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). O Parlamento Jovem é um projeto da Escola do Legislativo criado em 2005 com a finalidade de promover a cidadania e o envolvimento dos jovens com a política. A eleição será no dia 07 de outubro de 2015.

No treinamento, os mesários aprenderam a lidar com os eleitores, a segurança da votação e o trâmite do processo eleitoral. Esta será a 5ª edição do projeto e contará com a participação de duas escolas particulares e nove estaduais de Campo Grande. Ao todo, 4.484 alunos eleitores do Ensino Médio poderão votar entre 26 candidatos.

As urnas serão entregues pelo TRE nas escolas. Cada uma tem uma bateria interna caso acabe a luz a votação não é prejudicada. Ao ligá-la é emitido um extrato apelidado de zerézima que comprova que não há votos registrados. Será possível votar em branco ou nulo.

“O voto branco ou nulo não deve ser incentivado, pois na eleição é quando podemos mudar o cenário político com o poder do voto e aí o eleitor se omite em vez de participar ativamente. Ao votar a urna registra os votos em tabelas aleatórias, para evitar descobrir quem votou. Encerrada a votação emitimos o resultado na hora em cinco vias. A urna é muito segura e o envolvimento dos alunos incentiva na conscientização política”, resumiu o técnico judiciário, Waldercy de Souza Esteves.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, as escolas aderiram voluntariamente ao pleito eleitoral e os candidatos já estão em campanha. “Ao final da eleição, o TRE-MS calcula a proporcionalidade entre os mais votados para eleger os deputados estudantes. Cada eleito passará por um treinamento em dezembro e a posse está prevista para fevereiro de 2016, quando começa o outro ano Legislativo”, explicou Cheila.

Os deputados estaduais eleitos promovem sessões plenárias, podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais. Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola Lúcia Martins Coelho, Nathália Mendieta, a participação no processo eleitoral é tão importante quanto concorrer. “Eu prefiro ser mesária para entender todo o trâmite. Sempre participo de eventos da escola e acredito que é importante se envolver de qualquer forma”, disse.

Nathália foi incentivada pelo professor de Geografia Laurício Joaquim Silva, que participa pela terceira vez do Parlamento Jovem. “Gosto de trazer os alunos e fazer com que a escola participe. Sinto os garotos desmotivados com a política, pelo contexto geral na atualidade, mas não deixamos de participar”, ressaltou o professor.

Cada escola participante terá seu horário de votação específico, de acordo com o horário de aula dos estudantes do Ensino Médio. Os alunos deverão apresentar um documento oficial com foto para poder votar. O projeto tem a parceria do TRE e da Secretaria Estadual de Educação. Mais informações sobre o Parlamento Jovem clique aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.