ALMS celebra 120 anos do Tratado de Amizade e Comércio entre Brasil e Japão

Imagem: Foram homenageados os nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de MS
Foram homenageados os nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de MS
30/09/2015 - 20:02 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi resultado de uma combinação de dificuldades e interesses de ambos os países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, com 781 passageiros. Com o propósito de reconhecer a importância de várias gerações, a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (30/9), sessão solene em homenagem aos nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. 

De proposição dos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT), a solenidade marcou a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. “Essas homenagens são uma forma do Poder Legislativo reconhecer a importância da comunidade nipo-brasileira e o valor histórico deste Tratado, que possibilitou o estreitamento das relações comerciais e a vinda dos japoneses ao Brasil”, ressaltou Renato. 

Takimoto lembrou as virtudes do povo nipônico que se conservam até os dias de hoje. “O povo japonês é tradicionalista. Honra, disciplina e respeito ao idoso foram cultivados desde os primórdios da nação nipônica e se mantiveram a cada geração. Com trabalho, dedicação, humildade e sabedoria, o povo do sol nascente agradece a forma que o Brasil o recebeu”, afirmou o parlamentar.

A defensora pública Julia Fumiko Hayashi enalteceu a relação de amizade entre os dois países. "Os laços atados entre Brasil e Japão estão mais firmes do que nunca. O respeito e lealdade são recíprocos. Este momento não é só de celebração, mas de rememorarmos a história de luta daqueles que, do outro lado do mundo, vieram morar no Brasil".

Em nome dos homenageados, Kosuke Ono destacou a relevância da solenidade. “Recebemos a honrosa Comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Atualmente, o Brasil está enfrentando problemas econômicos, mas aproveitando essa solenidade, reiteramos o desejo de que ambos os países caminhem para um maior intercâmbio, rumo a prosperidade”.       

O evento teve a participação do Coral da Assembleia Legislativa e do Grupo Kaizen Wadaiko.

Foram homenageados:

Renato Câmara: Claudio Takeshi Iguma, Kosuke Ono, Shizuko Shirota, Sakae Kamitani, Hideo Matsumura, Kiyoshi Jodai, Alice Akemi Sakai, Isamu Nishimura, Aki Tsunoda Kaku, Tochiko Yonecura Morishita, Toshio Sanomiya, Luiz Yoshide Honra.

George Takimoto: Jorge Gonda

Junior Mochi: Acelino Sinjo Nakasato

Marquinhos Trad: Áureo Francisco Akito Ikeda, Jorge Otubo

Mara Caseiro: Fusafumi Shimada

João Grandão: Auro Akio Otsubo

Felipe Orro: Carlos Arakaki

Eduardo Rocha: Paulo Keiji Matsumo, Roberto Yassushi Imada

Beto Pereira: Isuke Suzukawa, Yoshitomo Okishima

Antonieta Amorim: Mario Hada

Amarildo Cruz: Maria Cristina Adania

 

 

* Matéria editada às 12h30 de sexta-feira para acréscimo de informações.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.