Parlamentar divulga projeto e afirma que Segurança Pública deve ser priorizada

Imagem: Cabo Almi defende projeto de Lei e investimentos na Segurança Pública
Cabo Almi defende projeto de Lei e investimentos na Segurança Pública
22/10/2015 - 11:23 Por: Christiane Mesquita    Foto: Roberto Higa

Ao ocupar a tribuna da Casa de Leis, na sessão ordinária desta quinta-feira (22/10), o parlamentar Cabo Almi (PT), 2º Secretário da Casa de Leis, falou sobre os investimentos em Segurança Pública no Estado e aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos pares na votação do Projeto de Lei 156/2015, de sua autoria, que trata da divulgação da relação de obras de engenharia contratadas pelo Poder Executivo no Estado.

“Segurança Pública é dever do Estado e obrigação de todos nós, o Governo Federal tem contribuído, através do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), da presença da Força Nacional, porém tenho ouvido das pessoas e da mídia, que não há meio e estrutura para que um bom serviço seja prestado para a população sul-mato-grossense, principalmente na área de fronteira”, constatou Cabo Almi.

Para o deputado Paulo Corrêa (PR), líder do bloco suprapartidário, o assunto é controverso. “A segurança da fronteira é dever do Estado como um todo, União e Governo do Estado, e a Força Nacional aqui no Estado operava com poucas pessoas. Preocupo-me em saber quantas pessoas compõem o efetivo agora, e como faz a Polícia Militar (PM) de Paranhos, por exemplo, com o efetivo reduzido que existe, para atender com qualidade a sociedade. Na fronteira seca operam o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Polícia Militar Ambiental (PMA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, considerou.

Chacina – Em Paranhos, cidade de fronteira, localizada no Mato Grosso do Sul, a 456 km de Campo Grande, ocorreu uma chacina na segunda-feira (19), em que foram encontradas seis pessoas mortas e 100 disparos de fuzis, segundo informações do DOF.  O município faz fronteira com a cidade paraguaia Ypehú.

Almi reforçou a ideia de uma Segurança Pública mais efetiva. ”É uma questão muito relativa, se está faltando condições para que a Polícia trabalhar, que seja convocado o Exército Brasileiro, o que não pode é um município como Paranhos, ser pego desprevenido em uma chacina como aquela, pois aquilo foi uma guerra instalada. A fronteira seca precisa de um tratamento especial. O Governo do Estado deve priorizar a Segurança Pública, pois o Poder Executivo tem receita e pode colocar em prática melhorias”, ressaltou.

Sobre o Projeto de Lei 156/2015, o deputado frisou que a aprovação é de extrema importância já que, divulgando sobre o andamento e aplicação de todas as obras contratadas pelo Governo do Estado, os cidadãos teriam acesso a essa prestação de contas. “Saber como está sendo aplicado o dinheiro público é muito importante para a sociedade, protege os impostos que pagamos.”, afirmou Almi.

A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) elogiou a iniciativa de Almi. “Projeto muito importante, esclarece fatos que tangem à obras que denominamos ‘elefante branco’. Espero que o governador dê celeridade ao projeto visionário que é o Aquário do Pantanal, tornando-se lei, nos ajudará a saber o que acontece em nosso Estado, já que até em Campo Grande não consigo obter respostas dos requerimentos que enviei sobre as 27 obras inacabadas”, desabafou.

“Não se pode permitir que o aporte financeiro do Aquário do Pantanal seja perdido. Espero que essa obra seja concluída para ter o retorno do investimento feito. Não quero acreditar que as pessoas que pensaram na engenharia dessa obra, não tiveram visão alguma de futuro, foi um desperdício de dinheiro público. Houve mortandade de espécies de peixes, quem é que teve a infeliz ideia de aqduirir os peixes, a preço caro, para deixar armazenado sem a obra estar pronta. Essa obra deve ser retomada”, desabafou Cabo Almi.

O deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, garantiu que as obras e a Segurança são prioridade para o governador. “Alguma obras estão paralisadas pois passam por análise, como é o caso do Aquário do Pantanal, mas uma das metas de Governo é exatamente eliminar as obras inacabadas, num espaço curto de tempo, para serem finalizadas logo. Aproveito a oportunidade para parabenizar o seu projeto e dizer que a população merece ser contemplada come essas informações. Reafirmo o compromisso de Azambuja com a Segurança Pública, já foram adquiridas mais de 1.100 viaturas, além de outras melhorias”, declarou.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.