Vídeo relata situação de índios em acampamentos no Estado

Imagem: O vídeo relatou a situação dos índios nos acampamentos provisórios
O vídeo relatou a situação dos índios nos acampamentos provisórios
27/10/2015 - 12:31 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

Concentrando a segunda maior população indígena do Brasil, Mato Grosso do Sul registra número significativo de violações de direitos contras os povos indígenas, segundo apontou o deputado Pedro Kemp (PT). Na sessão ordinária desta terça-feira (27/10), foi apresentado um vídeo relatando a situação vivida pelas comunidades indígenas nos acampamentos em várias cidades do Estado.

“São comunidades indígenas vivendo em acampamentos provisórios, sem água potável e comida, numa verdadeira miséria e situação de insalubridade. Por não estarem em terras desmarcadas, os órgãos públicos não podem atendê-los. Neste vídeo fica claro que são os próprios índios que lutam pela suas terras, sem nenhuma organização por de trás deles”, relatou.     

Kemp apresentou ainda um comparativo entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Nosso Estado possui uma população indígena de 70 mil pessoas, contra 43 mil em Mato Grosso. Temos sete etnias, enquanto o Estado vizinho possui 48. As terras demarcadas em Mato Grosso correspondem a 16% do território e, em Mato Grosso do Sul 1,3%. Quando verificamos o Produto Interno Bruto [PIB] de 90 bilhões contatamos que é uma falácia dizer que demarcar a terra em Mato Grosso do Sul prejudicará a economia”, informou.

Ao final do discurso, Kemp fez um apelo para que a Assembleia Legislativa concentre esforços na solução do problema. O líder do governo na Casa de Leis, deputado Professor Rinaldo (PSDB) divide da mesma opinião. “O problema acabará se o dinheiro utilizado para o pagamento da dívida de Mato Grosso do Sul com a União for usado para aplicação no Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas [Fepati]. Isso só dependerá do Governo Federal”.  

Na tribuna, o deputado Zé Teixeira, 1º secretário da Assembleia Legislativa, lamentou as cenas mostradas no vídeo e afirmou que a situação de miséria acontece em todo País. “Doe na alma assistir esta miséria. É um verdadeiro descaso do Governo Federal e da Funai [Fundação Nacional do Índio]”, disse o parlamentar.

A deputada Mara Caseiro (PTdoB) também atribuiu a responsabilidade ao Governo Federal. “Essa miséria nas aldeias nos comove, mas a culpa não é dos produtores rurais, deputados, prefeitos, mas sim do Governo Federal. Enquanto os índios passam por esta situação de penúria, a União está emprestando dinheiro para outros Países. Isso é estarrecedor. A presidente Dilma Rousseff deveria assistir este a vídeo e ver a vergonha estabelecida em Mato Grosso do Sul.”   

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.