CPI quer entender dinâmica que movimenta preço dos combustíveis

Imagem: Deputado Barbosinha propôs criação da CPI dos Combustíveis
Deputado Barbosinha propôs criação da CPI dos Combustíveis
03/11/2015 - 10:56 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Informações levantadas pelos deputados estaduais apontam uma grande variação entre os valores dos combustíveis praticados em Mato Grosso do Sul. A Assembleia Legislativa criou uma CPI para apurar eventuais irregularidades entre distribuidoras e postos. Segundo José Carlos Barbosinha (PSB), a comissão terá como objetivo entender a dinâmica que movimenta o preço do álcool, gasolina e diesel no Estado.

“De acordo com os dados repassados pela Secretaria de Estado de Fazenda, constatamos uma margem de lucro por parte das distribuidoras que chega a 48%. Há postos com margem de lucro de 21%. Teoricamente, a margem de lucro dos postos deveria ser maior por conta dos custos. Queremos compreender a razão de tamanha disparidade”, disse Barbosinha.

Recentemente, o Governo do Estado reduziu em 5% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, no entanto, não houve diminuição nas bombas. “A redução do ICMS era para beneficiar o consumidor sul-mato-grossense e não aumentar o lucro das distribuidoras e postos. A CPI já possui vários documentos e ainda poderá sugerir a quebra de sigilo fiscal. Ao final dos trabalhos, vamos esclarecer a discrepância dos preços praticados pelos postos e distribuidoras, entre a Capital e o interior do Estado”, destacou Barbosinha.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.