Padre diz que “caos no mundo” não atingirá fieis dedicados

Imagem: Celebração foi conduzida pelo padre Rosiney Pauli, no plenarinho Deputado Nelito Câmara
Celebração foi conduzida pelo padre Rosiney Pauli, no plenarinho Deputado Nelito Câmara
09/11/2015 - 10:00 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

O padre Rosiney Pauli, do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Campo Grande, celebrou nesta segunda-feira (9/11) a Santa Missa que é realizada todos os meses no plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa, e falou sobre a conjuntura mundial. “Vemos no mundo uma grande bagunça, um verdadeiro caos, e a morte rondando as famílias”, afirmou, se referindo à onda de violência e atos cometidos “por quem está fora de seu juízo”.

“O lugar mais seguro da face da Terra é a igreja de Jesus Cristo, que não pode ser destruída por nada físico ou espiritual”, explicou o padre. Ele enfatizou a força espiritual da igreja junto aos fieis para ilustrar a celebração do dia. Hoje é comemorado o Dia da Basílica de São João de Latrão, considerada a primeira catedral, construída nos primórdios de fundação da igreja católica apostólica romana.

Segundo o padre Rosiney, apesar das “ideologias contrárias à própria vida”, e os muitos motivos de desespero, medo e angústia, a mensagem é de esperança. “O que pode nos amedrontar se estamos com Jesus? Cristo quer habitar dentro de nós e não devemos ter medo de nada nem  de ninguém”, disse. Convidou todos a rezar por aqueles que desconhecem a fé libertadora e seguem "se machucando e machucando os demais". “Um dia seremos todos uma só família”, concluiu o padre.

Mãe das igrejas

A Arquibasílica Papal de São João de Latrão (em italiano: Arcibasilica Papale di San Giovanni in Laterano) está entre as principais atrações de Roma. Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador). A igreja, dedicada ao Cristo Salvador, é catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana) e detém o título honorífico de "mãe" de todas as igrejas do mundo.

O local onde se encontra a Arcibasilica Papale di San Giovanni in Laterano foi ocupado durante o Império Romano pelos Lateranos, que atuavam como administradores para diversos imperadores. A basílica foi fundada por Constantino I, o primeiro imperador cristão, para ser a principal igreja de Roma. De fato era a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade e por isto era adequada para servir de catedral.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.