Deputados participam de lançamento do Programa Rede Solidária

Imagem: Programa Rede Solidária é lançado em Campo Grande com a presença de parlamentares
Programa Rede Solidária é lançado em Campo Grande com a presença de parlamentares
13/11/2015 - 15:16 Por: Christiane Mesquita    Foto: Roberto Higa

Campo Grande recebeu nesta sexta-feira (13/11) o Programa Rede Solidária, Unidade Ruth Cardoso, no Bairro Dom Antônio Barbosa. Participaram do lançamento os deputados estaduais Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, e Beto Pereira (PDT). O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também esteve na inauguração da unidade, ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; da vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto e demais autoridades estaduais, federais e municipais.

Para Junior Mochi, o Rede Solidária traz no próprio nome seu real significado. “É necessária a solidariedade para criar a rede de proteção e cidadania, com alcance para todos os beneficiados. É um programa importante, bem concebido e que tem condições de garantir dignidade para os mais vulneráveis”, ressaltou Mochi. Já Professor Rinaldo acredita que a importância do programa está na inovação. “Pretende emancipar as famílias com diversos módulos e parceria com o terceiro setor. O Rede Solidária vai transformar cada unidade familiar. A emancipação é o primeiro passo conquistado por essas pessoas para uma vida melhor”, completou Rinaldo.

Com sete módulos de atuação, o programa busca integrar a família para construção de bases sólidas e de emancipação socioeconômica. Entre os módulos estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda. No módulo de Segurança Cidadã, voltado especialmente a essa área, a atenção será direcionada a melhoria nos serviços à população. Conforme dados disponibilizados pelo Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da Secretária de Segurança Pública (Sejusp), os delitos mais usuais no bairro são os furtos em residências e o roubo em via pública. Este módulo será executado em parceria com a Sejusp e disponibilizará efetivo, que na sede do programa no bairro, monitorará a região e realizará ações de prevenção ao uso de drogas, especialmente com os jovens.

Beto Pereira tem expectativas positivas com a instalação do programa pelo Governo do Estado. “Nós esperamos que o Rede Solidária tenha começo, meio e fim, porque aqui o importante é fazer com que as pessoas marginalizadas sejam incluídas definitivamente na sociedade”, reiterou Beto. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita que esse programa tem a autonomia de melhorar a qualidade da educação e estimular o progresso das famílias. “Não é necessário que seja criada uma dependência do governo. Isso é para servir de estímulo para que, cada um, transforme sua vida através da base que terão a partir do programa, pois a ideia inicial foi de uma comunidade solidária, o que significa uma interação maior entre as pessoas, que tem que se conhecer melhor, utilizando recursos para a evolução moral e econômica”, avaliou Fernando Henrique.

O governador Reinaldo Azambuja também ressaltou a importância dos programas sociais. “O Rede apoia crianças, jovens, adolescentes em diversas atividades sociais, culturais e esportivas no contraturno entre escola e a chegada dos pais em casa. Aqui, neste complexo, 900 famílias serão atendidas e não precisarão disto a vida inteira, certamente, o espaço aqui foi cedido pela iniciativa privada, com participação do terceiro setor e haverá oportunidades para todos”, garantiu o governador. “É a área mais vulnerável, e aqui teremos saúde básica para atender a população, segurança e várias frentes. Isto é um programa que já deu certo, porque todo homem e mulher de bem acreditou que é possível”, garantiu Rose Modesto.

Comunidade Solidária - A unidade leva o nome da ex-primeira dama Ruth Cardoso, idealizadora do programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória.  Ruth Cardoso inovou em relação aos programas sociais até então implementados em todo o país, pois trouxe mudanças significativas e de grande impacto nas famílias de baixa renda.

 

* Com informações da vice-governadoria e Sedhast

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.