Importância do negro para a sociedade é lembrada por deputado

Imagem: Deputado João Grandão destaca Semana da Consciência Negra
Deputado João Grandão destaca Semana da Consciência Negra
19/11/2015 - 11:46 Por: Christiane Mesquita    Foto: Victor Chileno

O deputado estadual João Grandão (PT) ocupou a tribuna da Casa de Leis para falar de sua participação na Sessão Solene de homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, com a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares. “Participei ativamente da solenidade, falei sobre a questão da Semana da Consciência Negra, a discriminação, o racismo, a participação do negro enquanto ente produtivo na sociedade. Várias pessoas foram homenageadas e acredito que quando o negro tem oportunidade, cresce economicamente, financeiramente e culturalmente, pois é capaz”, ressaltou.

João Grandão também falou sobre a comemoração do dia 13 de maio, que é a abolição da escravatura no Brasil. “Uma data que não é comemorada de fato, uma data imposta pelo fascismo inglês, o 13 de maio só cumpriu o papel de liberar o negro sem sequer questionar o que aconteceria depois disso. Hoje vemos o resultado, o número de negros nas favelas por exemplo. É por isso que eu defendo as políticas retrativas para diminuir as questões de desigualdade”, lembrou João Grandão.

O parlamentar deixou um recado para a sociedade sul-mato-grossense. “O racismo dói, a discriminação machuca. É muito fácil dizer que não somos racistas, que não temos discriminação nenhuma, mas está implícito em nós o ato do preconceito, por isso defendo a política de inclusão social", registrou Grandão. O parlamentar também aproveitou a oportunidade para convidar a todos os deputados estaduais e a população à comparecer na Audiência Pública "Direitos Humanos e a Inclusão dos Refugiados", de sua proposição, que será realizada na próxima segunda-feira (23/11), a partir das 14h.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.