Deputado pede intervenção para que a Santa Casa não interrompa os serviços

Imagem: Felipe Orro clama por socorro de autoridades dos Poderes à Santa Casa de Campo Grande
Felipe Orro clama por socorro de autoridades dos Poderes à Santa Casa de Campo Grande
25/11/2015 - 11:46 Por: Christiane Mesquita    Foto: Victor Chileno

Preocupado com a situação caótica que o maior hospital do Estado enfrenta atualmente, o deputado estadual Felipe Orro (PDT), 3º Secretário do Parlamento Estadual, ocupou a tribuna da Casa de Leis na sessão ordinária desta quarta-feira (25/11), para relatar os problemas enfrentados e possíveis soluções. “Não faço parte da Comissão de Saúde, mas acompanho as reuniões que têm sido realizadas desde o ano passado para a resolução do problema da Santa Casa, não foi achada solução. Salários atrasados, falta de materiais, de medicamentos, leitos fechados, repasse menor da Prefeitura Municipal de Campo Grande, estado caótico”, desabafou Orro.

Segundo o parlamentar, faz se urgente uma ação tripartite entre Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. “Deputados estaduais em ação política, Governo do Estado, Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário unidos para que algo seja feito em prol da salvação deste hospital. A lei tem que ser cumprida, a Santa Casa atende os casos mais graves e toda a população do Estado, não podemos esperar só o repasse maior da prefeitura municipal de Campo Grande, é urgente uma ação”, completou Felipe Orro.

A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) acrescentou que a Saúde sempre chega de forma preocupante ao debate em Plenário. “É preciso acontecer fatalidades como essa, mortes até, o repasse que a Prefeitura faz é irrisório diante de todas as especialidades médicas e serviços que o hospital oferece. Há também a precariedade dos postos de saúde em todo o Estado. Que os governantes pensem nas vidas e esqueçam qualquer divergência política”, apelou Antonieta.

Além da ação envolvendo os três poderes, Felipe Orro acredita que outras medidas ajudariam o hospital. “O repasse de valor certo da Prefeitura Municipal e a compra, pela Secretaria de Estado de Saúde, temporariamente, de material e medicamentos para que os atendimentos que ainda estão sendo realizados não paralisem na sua totalidade. Ambulâncias do interior chegam diariamente, pessoas precisam a todo o momento. O meu pedido é no aspecto humanitário, estou deputado, mas também sou um cidadão. Esses compromissos precisam ser assumidos, pois o hospital que é referência e orgulho do Estado precisa continuar funcionando”, alertou o parlamentar.

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de leis, falou sobre as melhorias que serão implantadas na Saúde Estadual. “A crise na saúde infelizmente atinge os mais frágeis, principalmente nesse tempo em que está previsto o aumento de incidência de dengue no Estado. Será encaminhado o texto de um decreto que mudará os dispositivos da estrutura básica de Saúde do Estado, permitindo a regionalização, ou seja, dois grandes hospitais, a princípio, para atender a população do interior, o da Grande Dourados e o da Fronteira-Sul. Temos também a Caravana da Saúde que é sucesso por onde passa”, destacou Rinaldo.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.