Deputados aprovaram seis projetos na sessão desta quinta-feira

Imagem: Deputados aprovaram projeto que altera o Estatuto da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
Deputados aprovaram projeto que altera o Estatuto da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
26/11/2015 - 11:23 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

Na sessão desta quinta-feira (26/11), durante a Ordem do Dia, foram aprovados seis projetos pelos deputados estaduais, entre eles o Projeto de Lei nº 013/2015, de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação aos artigos 15-A, 15-B, 15-C, e altera o art. 56, caput, e § 2º, da Lei Complementar nº 53, de 30 de agosto de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A proposta foi aprovada em 2ª votação e segue para a sanção do Governo do Estado.

Em 1ª votação foi aprovado o PL nº 240/2015, de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que dispõe sobre a criação de Dispositivo Eletrônico de Reclamações do Consumidor Sul-Mato-Grassense, através de aplicativo de celular para reclamação à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A proposta foi aprovada em 1ª votação e ainda será submetido a 2ª votação.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado firmaria parceria com universidades para incentivar os estudantes a desenvolver o aplicativo. Uma das fontes de financiamento seria Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC), criado justamente para patrocinar ações no sentido de modernizar e aprimorar os meios de o consumidor concretizar seus direitos. “Nosso objetivo é ampliar, modernizar e tornar ágil o atendimento ao consumidor para a cidadania ser realmente exercida”, ressaltou Marquinhos Trad.

Também foi aprovado em 1ª votação e discussão o PL nº 232/2015, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que proíbe a disposição e exposição de recipientes que contenham cloreto de sódio (sal de cozinha) em mesas e balcões de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, situados no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.

Em discussão única os parlamentares aprovaram três projetos. O PL nº 258/2015, de autoria do deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Cristã de Resgate Social-ACRES, localizada no Município de Aquidauana-MS. Projeto de Lei Nº 260/15, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PR), que denomina Valdomiro Teodoro Rios a ponte conhecida como Ponte do Branco, sobre o Rio Aporé, na Rodovia - MS 434, nas divisas dos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Projeto de Lei Nº 261/15, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PR), que denomina João Garcia Rios (João Coruja) a Rodovia – MS 434, no trecho que específica.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.