Deputada propõe a criação de medalha e Dia Estadual da Cultura

Imagem: Antonieta Amorim propõe que data seja comemorada todos anos no dia 21 de junho
Antonieta Amorim propõe que data seja comemorada todos anos no dia 21 de junho
16/12/2015 - 16:44 Por: Adriano Furtado    Foto: Victor Chileno

Mato Grosso do Sul pode ganhar em seu calendário de eventos o Dia Estadual da Cultura e uma comenda para homenagear as pessoas e entidades que contribuem para valorizar o setor no Estado. O Projeto de Lei (PL) 321/2015 foi apresentado durante a sessão desta quarta-feira (16/12) pela deputada Antonieta Amorim (PMDB). Além da data a ser comemorada todos anos no dia 21 de junho, a proposta cria a Medalha de Mérito Legislativo Cultural. Cada parlamentar poderá indicar um homenageado por ano.

Conforme o projeto, quando se tratar de homenagem post mortem, a medalha de mérito será entregue ao cônjuge, companheiro ou companheira, descendente ou pessoa devidamente designada pela família. A comenda  será dourada, em formato redondo, com símbolo do entorno do Estado de Mato Grosso do Sul, com o nome Medalha de Mérito Cultural e cordão de gorgorão com as cores do nosso Estado: verde, branca, azul e amarela.  

"A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou de uma civilização. Desta forma, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, hábitos alimentares, dança, arquitetura, pensamentos, formas de organização social, dentre outras. Com isso, fica mais do que justificado há instituição do Dia Estadual da Cultura em nosso Estado", justifica Antonieta Amorim.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.