Deputados participam de assinatura de convênio com municípios em emergência

Imagem: 34 municípios decretaram situação de emergência pelo excesso de chuvas
34 municípios decretaram situação de emergência pelo excesso de chuvas
02/02/2016 - 18:15 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Nesta terça-feira (2/2), os deputados participaram na Governadoria da solenidade de assinatura de convênio com municípios em situação de emergência no Estado. Dos 79 municípios, 34 decretaram situação de emergência pelo excesso de chuvas nos meses de dezembro e janeiro. O Governo do Estado assinou o convênio com 32 prefeituras e garantiu o repasse financeiro para a compra de 20 mil litros de combustível (diesel) por município.

Foram beneficiados os municípios de Amanbai, Aquidauana, Aral Moreira, Batayborã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nioque, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Rio Verde de Mato Grosso, Sete Quedas, Taquru, Taqurussu e Vicentina. Campo Grande não está incluída no decreto estadual por possuir capacidade de resposta aos danos causados. Já Anastácio poder ser beneficiado, mas o processo está em início de tramitação, já que a situação de emergência em nível estadual foi decretada recentemente.

Também foi assinado convênio com a prefeitura de Antônio João no total de 336 mil para a compra de material para a construção de 20 unidades habitacionais e com a prefeitura de Glória de Dourados para a realização da drenagem pluvial.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB) lembrou das dificuldades que enfrentam os prefeitos em momentos críticos. “É nestes momentos que a união faz a força e o Governo do Estado pode contar com o apoio e a parceria dos deputados em todas as ações que beneficiam a população sul-mato-grossense”, declarou Mochi.

O governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que Mato Grosso Sul tem a agradecer por não ter vítimas das chuvas. “Nós temos que agradecer por não termos vítimas  e agora é reconstruir cada município afetado, e este é um papel de todos nós e contamos com os 24 deputados que estão fazendo a sua parte e nos apoiando em nossas ações”.

Além do presidente da Casa de Leis também participaram da cerimônia os parlamentares, Angelo Guerreiro (PSDB), Beto Pereira (PDT), Felipe Orro (PDT), João Grandão (PT), José Carlos Barbosinha (PSB), Lidio Lopes (PEN), Mara Caseiro (PMB), Onevan de Matos (PSDB), Paulo Corrêa (PR), Professor Rinaldo (PSDB), Renato Câmara (PMDB) e Zé Teixeira (DEM).

 

* matéria editada às 19h50.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.