Kemp comemora cedência de professores após mobilização da ALMS

Imagem: Kemp relembrou de audiência pública que lotou a Casa de Leis
Kemp relembrou de audiência pública que lotou a Casa de Leis
11/02/2016 - 11:45 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

O deputado Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (11/2) para comemorar a decisão do Governo do Estado em manter a cedência de professores às instituições de Educação Especial. O parlamentar destacou que a ação é resultado da mobilização feita pela Assembleia Legislativa em cobrar providências e mediar o diálogo entre as entidades e o Governo, quando levantou propostas em audiência pública realizada em outubro de 2015 (reveja clicando aqui).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem cerca de 2,6 milhões de habitantes e deste montante quase 700 mil tem algum tipo de deficiência. Segundo o deputado, a decisão deve ser comemorada, pois agora a cedência será de professores efetivos e isso dará mais segurança ao trabalho educacional.

“Antes eram professores contratados, que a cada ano ficavam no meio daquele impasse se iam ou não continuar. A proposta inicial era cortar a cedência e fazer o repasse em dinheiro, mas vimos que não era a melhor situação. Com a audiência pressionamos com a presença de mais de 1.500 pessoas e diversas propostas. Agora o Governo teve a sensibilidade de resolver de vez com a cedência de efetivos e com isso corrigir juridicamente a ilegalidade que vinha sendo praticada há mais de 30 anos”, explicou Kemp.

Para o deputado Paulo Corrêa (PR) o esforço da Assembleia Legislativa deve ser reconhecido. “Agora podemos dizer que se resolveu aquela guerra. A batalha dessa Casa de Leis, sempre cobrando, pois a gente via como era o sacrifício daquelas instituições e professores”, destacou. O líder do Governo na Assembleia, Professor Rinaldo (PSDB), também parabenizou os parlamentares na figura de Kemp. “O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entendeu a importância desse convênio e das dificuldades das entidades sem esses professores”, ressaltou.

Pedro Kemp ainda informou que irá nesta tarde na Secretaria Estadual de Educação com a comissão composta para resolver essa questão da Educação Especial para que sejam conversadas sobre as medidas necessárias para regulamentação da cedência de efetivos já publicada em Diário Oficial.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.