Construção de usinas hidrelétricas em Água Clara preocupa Guerreiro

Imagem: Para o parlamentar é preciso mensurar o impacto ambiental
Para o parlamentar é preciso mensurar o impacto ambiental
02/03/2016 - 15:04 Por: Fernanda Kintschner e Christiane Mesquita    Foto: Roberto Higa

Em sessão desta quarta-feira (2/3) o deputado Angelo Guerreiro (PSDB) usou a tribuna para externar sua preocupação quanto a possível construção de mais três usinas hidrelétricas, chamadas de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), na região de Água Clara (MS). Segundo o deputado, é preciso pensar no prejuízo ambiental.

“Se elas forem construídas serão seis usinas hidrelétricas em um curto espaço de tempo na região. O Rio Verde será picado em pedaços a cada 15km, 20km e isso afasta os peixes. Essa experiência já foi vivenciada em 2013 quando houve uma mortandade catastrófica com a Usina São Domingos”, relatou Guerreiro.

O deputado recebeu a informação na última sexta-feira (26/2) quando esteve em audiência com o secretário-adjunto do Estado de Meio Ambiente, Ricardo Sena, o prefeito de Água Clara, Silas José e o empresário da Cobb Vantress Brasil, uma empresa avícola que emprega 240 funcionários em Água Clara e corre o risco de ter suas atividades paralisadas com a construção de novas hidrelétricas.

De acordo com o parlamentar, a empresa Minas PCH S.A. tem interesse em construir em Água Clara mais três PCHs: AHE Baixo Verde I – municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, nas águas do Rio Verde; AHE Água Clara – municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, nas águas do Rio Verde; AHE Inocência – municípios de Água Clara, Inocência e Três Lagoas, nas águas do Rio Sucuriú.

“Pode haver impacto para a granja, com a disseminação de doenças advindas de aves migratórias e também pesquisas mostraram que pode impactar com o desaparecimento de 80% do Pintado, Piracanjuba e outros peixes do Rio Verde. É um alerta importante para repensar nas consequências que a região terá”, ressaltou o deputado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.