Para Mochi, momento de crise requer união de esforços e criatividade

Imagem: Presidente da Assembleia Legislativa participou de evento que reúne auditores fiscais
Presidente da Assembleia Legislativa participou de evento que reúne auditores fiscais
10/03/2016 - 10:25 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O momento de crise por que passa o Brasil requer a união entre os Poderes e muita criatividade, na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB). Durante a abertura do 1º Workshop Pensando a Administração Pública, na manhã desta quinta-feira (10/3), o deputado considerou fundamental o debate de estratégias para cobrança justa dos tributos e melhor distribuição dos recursos arrecadados. “Temos que ser criativos, parceiros e unirmos esforços, porque vivemos um período de travessia, entre o Brasil que temos e o que queremos, e temos que chegar a um ideal que o cidadão suporte pagar”, disse, referindo-se aos tributos. “A Assembleia Legislativa é parceira de todas as iniciativas que possam contribuir nesse contexto”, complementou.  

Mochi defendeu o amplo debate relacionado ao Pacto Federativo, imprescindível para a definição das competências tributárias dos entes da Federação e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis. “Os estados brasileiros têm o desafio estrutural de fazer valor o Pacto Federativo, restabelecendo o equilíbrio fundamental da distribuição das responsabilidades compatível com a dos recursos”, analisou. Para o deputado, a discussão resultará no fortalecimento das unidades federativas, “para que seja possível reencontrarmos os meios essenciais à retomada do desenvolvimento”.

O secretário Estadual de Fazenda, Marcio Monteiro, qualificou como “tragédia” a crise no País e disse que a preocupação atinge todos os segmentos, exigindo esforço e mudanças. Já o presidente do Sindicato dos Fiscais de Rendas de MS (Sindifisco-MS), Cloves Silva, lembrou que a administração tributária interfere na vida dos cidadãos. “E nesse momento peculiar, com a crise econômica piorada pela crise moral, nos preocupa a sonegação, mas reafirmamos nosso compromisso de ser parceiros do Estado”, enfatizou.

O workshop está sendo realizado no Sindicato Rural de Campo Grande, com programação até sexta-feira (11/3). Serão debatidos os temas: Perspectivas das Administrações Tributárias no Contexto de Mudanças Conjunturais e no Enfrentamento da Crise Econômica; Como vejo a Administração Tributária do Estado de MS; Comunicação Interna e Externa e Atendimento ao Contribuinte; Planejamento de Fiscalização e Base Econômica da Tributação; Organização e Estrutura Física da Administração Tributária; Processos e Procedimentos Fiscais e Novo Papel do Auditor Fiscal da Receita Estadual em um contexto de mudanças. Propostas apresentadas pelos participantes serão reunidas em um documento a ser enviado ao secretário estadual de Fazenda.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.