Parlamento Jovem realiza primeira sessão plenária da 5ª edição

Imagem: Os deputados estudantes são alunos do Ensino Médio eleitos por um ano
Os deputados estudantes são alunos do Ensino Médio eleitos por um ano
15/03/2016 - 17:16 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estudantes eleitos para a 5ª Edição Parlamento Jovem realizaram nesta terça-feira (15/3) a primeira sessão ordinária do projeto. Onze dos 16 deputados estudantes estiveram presentes nesta tarde na Assembleia Legislativa e puderam reproduzir uma sessão plenária, com espaços para apresentações de projetos de lei, votações e debates.

Eles foram orientados pelo consultor jurídico Roberto Carlos da Silva, quem assessora diretamente a presidência durante as sessões no Parlamento de Mato Grosso do Sul. Roberto explicou o ritual de cada etapa da sessão - Pequeno Expediente, Grande Expediente, Ordem do Dia e Explicações Pessoais – de acordo com o que normatiza o Regimento Interno e pode ser conferido clicando aqui

 “A partir de agora vocês tem que conhecer o Regimento dessa Casa de Leis na íntegra. Tem que ler, reler, decorar e respeitar”, orientou o consultor. Os deputados estudantes terão mandato de um ano. Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos deputados estaduais.

O Parlamento Jovem foi criado em 2005 pela Escola do Legislativo Ramez Tebet e atualmente tem parceria com parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Tribunal Regional Eleitoral. A diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami explicou aos deputados estudantes que todos os deputados foram convidados para apadrinharem um projeto de lei.

“Vocês não precisam vir apenas um dia no mês realizar a sessão. Vocês podem vir nos gabinetes, conversar com as assessorias jurídicas, ajustar o projeto antes de apresentá-lo e também já mostrar para o deputado. Quem sabe ele já marca até o dia que poderá apresentar na sessão dele para que vocês se organizem para vir assistir. Se for aprovado o projeto pode se tornar uma lei”, ressaltou Cheila.

Na sessão ordinária de hoje, os deputados estudantes simularam a apresentação de projetos de lei e defenderam na tribuna suas ideias nas áreas da Educação, Cultura, Lazer e Segurança Pública. A próxima sessão ficou agendada para o dia 15 de abril, às 14h, no Plenário Júlio Maia.

O projeto concede passe de ônibus ida e volta para incentivar a participação dos estudantes. Eles foram eleitos em 2015 e empossados em 22 de fevereiro de 2016. Todos são alunos do Ensino Médio e passaram por um treinamento antes de serem diplomados. Esta edição contou com a participação de 11 escolas, sendo duas particulares e nove da Rede Estadual de Ensino. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.