Indicações de deputadas estudantes serão expediente da sessão plenária desta terça

Imagem: A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 16 de maio
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 16 de maio
11/04/2016 - 18:09 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Nesta segunda-feira (11/4), no Plenário Deputado Júlio Maia foi realizada a 2ª sessão ordinária da 5ª edição do Parlamento Jovem. A deputada estudante Jéssica Gomes, da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva requereu que seja solicitado para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, estudos para verificar a possibilidade de implementar uma sala de enfermagem nas escolas da Rede Estadual de Ensino que funcionam em período integral.

“O intuito desta solicitação é garantir aos alunos um atendimento imediato em situações que demandam e ainda prestar orientações e esclarecimentos aos alunos referentes à prevenção de doenças e a saúde em geral”, justificou a deputada.

Já a deputada Brenda Gomes, presidente do Parlamento Jovem solicitou ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal a viabilidade de implementar a leitura biométrica no passe de estudante, para que, além do cartão eletrônico, o estudante utilize também o escaneamento da impressão digital, objetivando evitar o uso indevido do passe escolar.

“O passe escolar é um direito reconhecido do aluno, sendo dois passes por dia para garantir o transporte e apresento essa proposta de estabelecer a leitura biométrica nos ônibus, para que o estudante, ao passar seu cartão, passe juntamente sua digital para liberar a catraca, evitando, desta forma, o empréstimo do passe para outros indivíduos”, destacou a presidente.

As duas indicações apresentadas pelas deputadas serão lidas no expediente da sessão plenária desta terça-feira (12/4) pelo deputado Junior Mochi (PMDB) que as apadrinhou.

A presidente também fez uso da palavra para lembrar os deputados a importância do papel do Parlamento Jovem. “É comum ouvirmos que a nossa geração não é atuante na política, mas lembro a todos aqui que é nossa função aproveitarmos essa oportunidade e fazer algo que possa auxiliar para a melhoria do nosso Estado e do nosso Brasil”, reforçou Brenda Gomes.

Tribuna - O deputado estudante Waldomiro Rodrigues, que é o 1º secretário do Parlamento Jovem fez uso da tribuna para sugerir que a violência contra a mulher seja mais debatida nas escolas. “Muitas mulheres são agredidas todos os dias. Temos que nos manifestar contra o autoritarismo dos homens. Eu tenho um caso na família que uma mulher foi espancada até a morte pelo seu marido. Nosso papel é de ajudar nesta conscientização. O próprio filho ver a mãe sendo espancada dentro de casa não está certo, precisamos mudar essa realidade. Essa é nossa função”, afirmou o deputado.

Palestra - Os deputados estudantes participaram do debate - O papel do Legislativo na vida do cidadão, ministrada pelo jornalista Guilherme Filho que tem mais de 40 anos de profissão. De acordo com o palestrante o objetivo da palestra foi demonstrar o papel do legislador dentro da Casa de Leis, para assim ampliar o entendimento e a visão dos deputados estudantes.

O deputado estudante Waldomiro Rodrigues, da Escola Estadual Arlindo Andrade Gomes destacou que a palestra foi muito importante e esclarecedora. “O palestrante ressaltou a importância da união do Parlamento. Ele nos mostrou a necessidade da união e do respeito entre os pares para legislar em prol da coletividade”, advertiu.

A deputada estudante Alanis Maciel, da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís considerou a palestra interessante e falou da importância do aprendizado obtido. “Todo o conhecimento passado hoje nos ajudou a ter um entendimento na área da política. E uma das partes que me chamou a atenção no debate foi que quem fala mal da política é por não conhecê-la”.

Parlamento Jovem - É um projeto da Escola do Legislativo Ramez Tebet e foi criado em 2005. A finalidade da proposta é a conscientização política dos alunos de Ensino Médio. O projeto concede passe de ônibus ida e volta para incentivar a participação dos estudantes.

Ao todo, 16 deputados estudantes que foram eleitos em 2015 e empossados em 22 de fevereiro de 2016. Todos são alunos do Ensino Médio e passaram por um treinamento antes de serem diplomados. Esta edição contou com a participação de 11 escolas, sendo duas particulares e nove da Rede Estadual de Ensino. A próxima sessão está marcada para o dia 16 de maio, a partir das 14h30 no plenário da Casa de Leis.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.