Bombeiros civis defendem obrigatoriedade de contratação

Imagem: Robson Amorim: "Bombeiros civis atuam na preservação da vida"
Robson Amorim: "Bombeiros civis atuam na preservação da vida"
28/04/2016 - 12:01 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Bombeiros civis que atuam em Mato Grosso do Sul participaram da última sessão plenária da semana, nesta quinta-feira (28/4), e defenderam a obrigatoriedade da contratação dos profissionais que atualmente não são registrados pelas empresas. O advogado Robson Martins Amorim, que também é bombeiro civil, foi à tribuna e ressaltou que os trabalhadores atuam na prevenção de acidentes e também primeiros socorros. “É um profissional ligado à segurança de todos, em especial em grandes concentrações de pessoas, e que é importante para garantir a vida”.

Amorim pediu o apoio dos parlamentares para um projeto de lei que obrigue a contratação por parte das empresas. “Hoje, embora haja contrato de trabalho legal, muitos não são registrados e isso prejudica o trabalhador”, disse. Segundo ele, cerca de 600 pessoas exercem a atividade em todo o Mato Grosso do Sul, sendo 100 em Campo Grande. “Poderemos chegar a 1,5 mil novos postos de trabalho em todo o Estado, caso uma lei estadual seja aprovada nesse sentido [da obrigatoriedade]”, disse.

Para o advogado, há empresas que negligenciam e não mantêm um bombeiro civil, que também tem como atribuição fiscalizar equipamentos de segurança em empresas, bares, boates, balneários e clubes recreativos. “Vimos, por exemplo, o que houve na boate Kiss, e eles não tinham um bombeiro civil, o que poderia ter contribuído naquele momento para evitar ou combater o incêndio”, analisou, referindo-se à tragédia em Santa Maria (RS), que resultou em 242 mortos, em janeiro de 2013. Amorim informou ainda que a profissão já foi regulamentada pela Lei Federal 11.901/2009. Para se tornar bombeiro civil é preciso concluir curso de formação de 220 horas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.