Amarildo Cruz convida sociedade para debate sobre pílula do câncer
O deputado Amarildo Cruz (PT) convidou a sociedade sul-mato-grossense para a audiência pública sobre "A liberação da fosfoetanolamina para o tratamento do câncer", que será realizada na próxima segunda-feira, dia 09. Na tribuna, o parlamentar informou que o objetivo da audiência é discutir os 'prós e contras' do tratamento com base em estudos e testes já realizados, bem como os avanços da pílula no tratamento do câncer. A audiência será às 14 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia.
Amarildo lembrou que no último dia 13 de abril foi sancionada pela Presidência da República a lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com tumores malignos e que, apesar da sanção, a "pílula do câncer" ainda divide opiniões. O medicamento não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçando os argumentos contrários à distribuição das pílulas. Os que se opõe também alegam que não há estudos científicos que comprovem a eficácia e a segurança no uso dessa substância, necessários ao seu reconhecimento como medicamento.
O deputado comentou que é necessária mais discussão porque os argumentos contrários à fosfoetanolamina sintética podem atender interesses da indústria farmacêutica. Na opinião do parlamentar, no caso da esperança de cura confirmada por vários depoimentos, milhares de pessoas ficam na expectativa de acesso às cápsulas que durante anos foram fornecidas gratuitamente, pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.