Kemp cobra providência para garantir qualidade em curso de Medicina da UEMS

Imagem: Kemp: "Não podemos ter um curso meia-boca, sem a formação adequada"
Kemp: "Não podemos ter um curso meia-boca, sem a formação adequada"
09/06/2016 - 11:04 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Falta de professores e infraestrutura mínima adequada ao aprendizado. Esses são os principais problemas enfrentados pelos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, segundo informou o deputado Pedro Kemp (PT). Ele foi à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (9/6), para cobrar providências do Governo do Estado. Kemp explicou que há defasagem no número de docentes, conforme o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), e até mesmo os laboratórios e equipamentos para as aulas são insuficientes ou precários. “Temos que ter as condições mínimas para garantir uma boa formação aos acadêmicos, que em breve estarão atendendo a nossa população”, ponderou.

Kemp lembrou que o curso de Medicina foi criado no ano passado, no campus da UEMS em Campo Grande, para atender à demanda por novos profissionais, considerando que estatísticas nacionais revelam a necessidade de mais médicos em todo o Brasil. “O curso veio para atender à essa necessidade, mas é importante ressaltar que hoje funciona sem as condições mínimas para garantir a boa formação”, disse. “Estamos em junho, então há uma turma prejudicada há mais de um ano e outra com um semestre praticamente perdido”, alertou, cobrando ainda solução “com a máxima urgência e prioridade” por parte do Governo do Estado.

Em aparte, o líder do Executivo na Casa de Leis, Professor Rinaldo (PSDB), informou que as providências estão em curso. “É importante lembrarmos que o Governo pegou a obra iniciada [das instalações da UEMS em Campo Grande], entregou o prédio e está tomando as medidas para garantir a qualidade do curso, porque reconhece a importância do ensino e da pesquisa”, disse. “Estamos encaminhando as providências e também será realizado concurso para 10 professores para o curso de Medicina ainda em junho”, complementou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.