Depois de duas décadas, Hospital do Trauma tem data para ser entregue

Imagem: Os deputados participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para conclusão do Hospital do Trauma
Os deputados participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para conclusão do Hospital do Trauma
16/06/2016 - 11:30 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Os acidentes de trânsito representam um grande problema de saúde pública e são os responsáveis pelo alto custo ao Estado com o tratamento das vítimas politraumatizadas.  O maior volume de atendimento da Santa Casa de Campo Grande é para atender este público. Para liberar os leitos e salas cirúrgicas, o Governo do Estado retoma a obra do Hospital do Trauma. Na manhã desta quinta-feira (16/6), os deputados estaduais estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço para concluir a construção do prédio hospitalar.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, serão R$ 8 milhões para terminar a estrutura. Posteriormente, serão investidos mais R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos e outras adaptações, já que em 1990, quando teve início a obra, o prédio seria para atendimentos ginecológicos e obstetrícios.  Ele informou que também será lançado um Hospital de Reabilitação voltado para as vítimas politraumatizadas.

O diretor clínico da Santa Casa, José Mauro Filho, relatou que de 2500 cirurgias realizadas, 1200 são vítimas de acidentes de trânsito. “O Hospital do Trauma irá suprir uma necessidade de Campo Grande, principalmente quando se olha o perfil do paciente. Hoje, o setor de Traumatologia faz a metade das cirurgias de todas as especialidades, um volume bem expressivo. Com o funcionamento da nova unidade, a expectativa é liberar espaços na Santa Casa para o desenvolvimento das cirurgias eletivas”, disse.

Segundo o presidente da Santa Casa, Esacheu Cipriano Nascimento, serão cinco novas salas cirúrgicas, 12 leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dois leitos de isolamento e 118 leitos de enfermarias. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), destacou a importância da entrega da unidade para o Estado. “É um sonho de toda população ver o Hospital do Trauma concluído e em funcionamento. Sabemos que a questão de acidente de trânsito ganhou contornos de epidemia. É uma situação que não temos controle efetivo e todas as ações de planejamento frustram. Portanto, resolver esta celeuma que há muito tempo está em discussão é uma satisfação, especialmente considerando que o setor de politraumatismo consome 70% dos recursos encaminhados para Santa Casa. Trabalhar para resolutividade da saúde pública é uma missão do Governo do Estado e conta com o apoio da Assembleia Legislativa”, ressaltou.

O 1º secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (DEM), a ordem de serviço para conclusão da unidade demonstra o comprometimento do governo e revela a sintonia com a necessidade do povo. O governador Reinaldo Azambuja garantiu que o hospital será entregue até junho de 2017. “Depois de 26 anos, a comunidade finalmente irá ver a obra do Hospital do Trauma ser concluída. Trata-se de um trabalho conjunto entre Governo do Estado, Santa Casa, Prefeitura de Campo Grande, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa. Acreditamos que a construção coletiva é possível conquistar o objetivo”.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.