Professor Rinaldo ressalta importância de cooperativas para MS

Imagem: Professor Rinaldo: "Contribuição das cooperativas é marcante e reúne seis mil pessoas em MS"
Professor Rinaldo: "Contribuição das cooperativas é marcante e reúne seis mil pessoas em MS"
29/06/2016 - 11:20 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

A importância das cooperativas para a inclusão social e o fortalecimento da economia de Mato Grosso do Sul foi ressaltada pelo deputado Professor Rinaldo (PSDB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (29/6). Ele fez uma retrospectiva da atuação das cooperativas no Brasil e informou que este ano é celebrado o 94º Dia Internacional do Cooperativismo, dia 2 de julho. Com o slogan Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável, o tema central dos debates, definido pela Cúpula Internacional das Cooperativas, é Cooperativas: o poder de agir.

“A contribuição das cooperativas é marcante e já reúne seis mil pessoas em Mato Grosso do Sul, em vários setores, se consolidando como um dos pilares fundamentais para a economia”, disse o deputado. Ele lembrou que são instituições democráticas, com a contribuição igualitária dos membros, e que se destacam no Estado especialmente no setor do agronegócio. “Se não houvesse o cooperativismo organizado no agronegócio, o momento [na economia] seria ainda mais difícil”, disse. Professor Rinaldo informou ainda que o Dia C do Cooperativismo reunirá 28 entidades na Vila Nasser, em Campo Grande, no dia 2, com prestação de serviços à comunidade. Ele que propôs a criação da Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo.

O deputado João Grandão (PT), que é vice-presidente Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas da Casa de Leis, defendeu a descentralização dos recursos para a viabilização das cooperativas. “A democratização dos créditos deve atender também as pequenas cooperativas; o FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste] não pode ser exclusividade do Banco do Brasil”, disse. Também alertou para os cuidados com as cooperativas de fachada, que utilizam facilidades legais, mas depois constrangem os trabalhadores. “Temos que garantir que os benefícios cheguem a todos porque as cooperativas são um importante instrumento aos pequenos”, concluiu. Para o deputado Zé Teixeira (DEM), as cooperativas representam “união de forças para o crescimento de todos”. “Se a reforma agrária tivesse esse espírito, viraria algo fantástico”, afirmou.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.