Projeto de Lei cria Dia do Fiscal Estadual Agropecuário

Imagem: Projeto é de autoria da deputada Mara Caseiro
Projeto é de autoria da deputada Mara Caseiro
30/06/2016 - 10:20 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

Na sessão desta quinta-feira (30/6), a deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou Projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul o Dia do Fiscal Agropecuário, a ser comemorado anualmente no dia 21 de maio.

Umas das funções do fiscal agropecuário são a inspeção e controle de produtos e subprodutos, tanto de origem animal quanto vegetal, insumos agropecuários e produtos transgênicos. “É esse profissional que realiza a fiscalização e coordenação de atividades para evitar que uma doença seja transmitida ou disseminada, como a febre aftosa, brucelose e tuberculose”, disse Mara.

De acordo com a parlamentar, o fiscal agropecuário é uma peça fundamental para manter o equilíbrio das finanças do Estado e da qualidade de saúde das pessoas. “No ano passado, as exportações sul-mato-grossenses do agronegócio totalizaram mais de 10 milhões de toneladas, ultrapassando em 32% o resultado de 2014. As vendas internacionais do setor sucederam em uma receita superior a US$ 4 bilhões, valor que representa 94,7% das receitas totais do Estado com exportações”, ressaltou.    

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.