Unidade do Hospital do Câncer de Barretos pede apoio aos parlamentares

Imagem: Deputados receberam a solicitação de apoio para a unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande
Deputados receberam a solicitação de apoio para a unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande
30/06/2016 - 17:13 Por: Aline Kraemer    Foto: Wagner Guimarães

Na tarde desta quinta-feira (30/6), a presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), recebeu representantes do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, unidade em Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos e de outras instituições. O instituto pediu o apoio urgente dos parlamentares para acelerar a celebração de convênios para manter os atendimentos relativos aos serviços prevenção ao câncer de mama e colo do útero, realizados desde 2014.

Todo o atendimento prestado no Hospital é efetivado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gerente administrativa da unidade, Flávia Carvalho, explicou como a instituição sobrevive e a situação atual, que é de dificuldades financeiras. “Estamos com um déficit mensal de R$ 350 mil e precisamos com urgência do credenciamento do Conselho Municipal de Saúde para assim celebrar convênio com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde e continuarmos com o atendimento, que atinge 400 pacientes por dia. Estamos passando por um momento de impasse por questões burocráticas, mas precisamos urgente do recurso”, disse Flávia Carvalho.

Segundo Flávia Carvalho, o prazo para que a celebração do convênio aconteça é dia 4 de julho, próxima segunda-feira. O Conselho Municipal de Saúde fará uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (1/4) e, na segunda-feira, deverá ser publicado o parecer no Diário Oficial. “Existe a possibilidade de fechamento da unidade caso a resposta seja negativa para o credenciamento do convênio, mas buscaremos recursos de outras formas. O Ministério Público está intervindo junto às duas secretarias. A Secretaria Estadual já sinalizou, em negociações, que vai colaborar após a contratualização com o município”, finalizou Flávia Carvalho.

Após a reunião, a deputada Mara Caseiro informou que será feito um documento com uma recomendação ao Conselho Municipal de Saúde e às secretarias, para que o convênio seja firmado. “Temos urgência no prazo para que esse convênio seja celebrado até segunda-feira. Houve um problema de divergência do Conselho não permitindo que esse contrato acontecesse devido ao credenciamento do Hospital nos serviços do município. A Secretaria de Saúde do Estado já se posicionou positivamente, porém precisa do aval do Conselho Municipal para o credenciamento. É preciso ter a união de esforços para que essa unidade tão importante de diagnóstico de câncer não feche as portas”, pontuou Mara Caseiro.

Também participaram da reunião o deputado Professor Rinaldo (PSDB), o deputado Marquinhos Trad (PSD) e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Camâra de Vereadores de Campo Grande, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Eldorado, da Subsecretaria Indígena da Etnia Kadiwéu e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.