Projeto da deputada Antonieta homenageia professora Maria da Graça Sá Rosa

Imagem: O projeto é da deputada Antonieta Amorim
O projeto é da deputada Antonieta Amorim
10/08/2016 - 10:55 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A Medalha de Mérito Legislativo Cultural, prevista no Projeto de Lei 028/16, que institui o Dia Estadual da Cultura e a honraria, poderá ser chamada Maria da Graça Sá Rosa, em homenagem à professora que faleceu no último dia 28 de julho, aos 88 anos. É o que prevê emenda modificativa apresentada durante a sessão plenária de quinta-feira (11/8) pela deputada Antonieta Amorim (PMDB). “A professora sempre agiu com dedicação e paixão pela literatura e história da arte, sendo uma incansável defensora da cultura de Mato Grosso do Sul”, afirmou Antonieta, durante a sessão de quarta-feira (10/8), quando havia apresentado projeto de lei com o mesmo teor - ele foi retirado e substituindo pela emenda modificativa.

Natural de Mombaça (CE), a professora Glorinha, como era carinhosamente chamada, trabalhou durante 26 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e fundou a Aliança Francesa em Campo Grande.  Foi pioneira na criação do Teatro Universitário Campo-Grandense e o Cine Clube de Campo Grande. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Esportes e na Fundação da Cultura.

A professora também publicou mais de 10 obras literárias, em diversos setores artístico-culturais, e foi uma das fundadoras da Academia Sul-mato-grossense de Letras, onde ocupava, havia 44 anos, a cadeira de número 19. O projeto de lei apresentado hoje segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e demais comissões de mérito, antes da votação em plenário.  

* Matéria editada quinta-feira (11/8), às 12:08, para alteração de informações.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.