Marcio Fernandes volta a defender medidas urgentes de combate à leishmaniose

Imagem: Marcio: "Entendemos que a melhor medida para acabar com as zoonoses é a castração"
Marcio: "Entendemos que a melhor medida para acabar com as zoonoses é a castração"
16/08/2016 - 11:31 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

O deputado Marcio Fernandes (PSDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a primeira sessão plenária da semana, nesta terça-feira (16/8), para voltar a cobrar medidas urgentes de combate à leishmaniose, doença que acomete cães e gatos e pode ser transmitida ao homem, podendo causar a morte. O parlamentar apresentou pesquisa desenvolvida pela professora Juliana Galhardo, médica veterinária e mestre em ciência animal. “O levantamento foi feito em 79 bairros de Campo Grande e revela que 20% da população canina [estimada em 170 mil animais] são propensas à leishmaniose”, afirmou Marcio, que também é médico veterinário por formação.

Segundo ele, o estudo confirmou o alto índice da doença em humanos que residem em oito bairros entre os pesquisados. “Entendemos que a melhor medida para acabar com as zoonoses em geral é a castração animal, e sabemos que uma família sem condições financeiras não teria como pagar R$ 300,00 ou R$ 400,00 pelo procedimento, por isso temos que criar alternativas”, disse. Marcio é autor de projeto de lei, vetado no ano passado pelo Governo do Estado, que assegurava a castração em determinados casos.

Pela proposta, cães e gatos encontrados nas ruas, sem identificação, seriam obrigatoriamente capturados por órgãos responsáveis e permaneceriam à disposição do proprietário por cinco dias. Finalizado o prazo, após avaliação de um médico veterinário, seria realizado o procedimento de castração e a disponibilização do animal para adoção. “Vamos reformular a proposta e apresentá-la novamente à apreciação dos deputados, porque entendemos que é uma medida de utilidade pública e os investimentos para a sua implementação seriam ínfimos”, disse Marcio, defendendo parcerias entre o governo e demais entidades com o objetivo de viabilizar a proposta.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.