Acidentados com plano de saúde poderão ser encaminhados a hospitais particulares

Imagem: Proposta de Picarelli visa desafogar prontos socorros públicos
Proposta de Picarelli visa desafogar prontos socorros públicos
16/08/2016 - 12:05 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

Foi apresentado nesta terça-feira (16/8) durante sessão na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB), que dispõe sobre a condução de pessoas feridas em acidentes de trânsito a hospitais particulares, quando estas possuírem planos de saúde. A medida é voltada para o transporte feito pelo Corpo de Bombeiros, que atualmente leva aonde a Central de Regulação destinar.

“O objetivo é minimizar a superlotação das emergências dos hospitais da rede pública, deixando os leitos disponíveis para os cidadãos que não podem pagar pelo atendimento privado. Hoje o paciente é levado para o hospital mais próximo ou o de referência, mas se ele está consciente e pode esclarecer que tem plano de saúde ou algum parente chegar de imediato, a intenção é que ele já seja levado aos particulares”, explicou o autor da proposta, deputado Picarelli.

O projeto ainda determina que quando a identificação do hospital privado for feita após a entrada do paciente em unidades da rede pública, a transferência deve ser feita assim que o estado clínico permitir e o médico responsável autorizar. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para então, se aprovado, seguir para votação dos deputados estaduais em sessão ordinária. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.