"Ministro garantiu pavimentação da BR-419", diz deputado Orro

Imagem: Orro lembrou que é uma obra com custo elevado devido às condições geográficas
Orro lembrou que é uma obra com custo elevado devido às condições geográficas
24/08/2016 - 11:50 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado Felipe Orro (PSDB) informou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24/08), que a pavimentação da BR-419 deve começar em outubro próximo. Segundo ele, já estão reservados R$ 100 milhões no Orçamento da União deste ano, provenientes de emendas parlamentares, para o início da obra, que vai ligar as cidades de Aquidauana e Anastácio a Rio Verde, passando por Rio Negro e localidades como Cipolândia e o Taboco.

"O ministro dos Transportes [Maurício Lessa] me garantiu que está tudo preparado para o início das obras logo após as eleições, em outubro. O projeto executivo já foi feito, já tem a licitação e parte dos recursos assegurados", disse o deputado. Ele se reuniu com o ministro quinta-feira (18/08), na Governadoria, por ocasião da assinatura de financiamento do BNDES e da Caixa para duplicação da BR-163.

A pavimentação da BR-419 – trecho de 233 km entre Aquidauana/Anastácio e Rio Verde – foi orçada em R$ 409 milhões pelo governo passado. É uma obra com custo elevado devido às condições geográficas da região: a rodovia se estende exatamente na divisa entre o Alto e o Baixo Pantanal. O projeto executivo e até a licença ambiental já estão prontos.

“São projetos como esse que vão transformar Mato Grosso do Sul. É um sonho acalentado há anos que a gente vê se concretizar com muita emoção e esperança”, ressaltou Orro. Com a pavimentação da BR-419, Aquidauana estará no eixo de um importante modal rodoviário que liga o Estado de Norte a Sul e de Leste a Oeste. A BR-419 permitirá o desvio de parte do fluxo da BR-163, com destino às cidades do Pantanal (Corumbá, Ladário, Miranda, Porto Murtinho) e às atrações turísticas de Bonito e Bodoquena. A BR-419 já é pavimentada de Anastácio a Guia Lopes da Laguna, interligando-se com a BR-267 (Porto Murtinho) e a BR-060 (Bela Vista).

* Com informações da assessoria parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.