Ensinar processo de envelhecimento é proposta da Frente Parlamentar

Imagem: Frente discutiu projeto piloto sobre a inserção de conteúdos ligados ao processo de envelhecimento nas escolas
Frente discutiu projeto piloto sobre a inserção de conteúdos ligados ao processo de envelhecimento nas escolas
31/08/2016 - 17:29 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Na reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa desta quarta-feira (31/8), foram apresentados as diretrizes e encaminhamentos do projeto piloto da Universidade Federal Mato Grosso do Sul sobre a inserção de conteúdos disciplinares ligados ao processo de envelhecimento humano em escolas da rede estadual de ensino.

Também fez parte da pauta da reunião a apresentação pela Secretaria de Estado de Educação do projeto de inclusão social por meio da escola; apresentação de relatório parcial dos trabalhos do grupo de trabalho para análise sobre o sistema da disponibilidade de passagens de ônibus intermunicipais gratuitas destinadas às pessoas idosas e portadoras de deficiências em Mato Grosso do Sul, bem como sobre a eficiência do sistema; e debateram sobre o planejamento e a programação das atividades previstas para a realização da Semana Estadual do Idoso, que deve ser realizada em setembro de 2016.

"A reunião foi produtiva e trouxe os resultados do nosso grupo de trabalho e como podemos priorizar o atendimento do idoso ao transporte intermunicipal, que é um direito mais que tem que estar muito bem assegurado. Também foi apresentado projeto da Secretaria de Educação, para a inserção nas escolas estaduais de conteúdos ligados ao envelhecimento", afrimou Antonieta Amorim (PMDB).

E ainda complementou "Porque nós precisamos mostrar as crianças, aos jovens que esse é o ciclo da vida, que o ser humano nasce, cresce, se reproduz e vai envelhecer e tem que envelhecer com muita dignidade, com muito respeito. Outro tema são os esportes, que para a terceira idade é muito importante e no momento não está acontecendo no nosso Estado por falta de recursos e nós da Frente vamos deliberar para alocar recursos para o próximo ano, para o orçamento de 2017, recursos do Fundo de Investimento do Esporte para que os recursos para a realização dos jogos sejam garantidos",  declarou a parlamentar, que conduziu a reunião.

O objetivo da Frente é discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as entidades e sociedade civil em geral, atuando para proporcionar a garantia dos direitos da pessoa idosa sul-mato-grossense. A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Renato Câmara (PMDB) e também fazem parte os parlamentares Angelo Guerreiro (PSDB),  Beto Pereira (PSDB), João Grandão (PT) e Marcio Fernandes (PMDB) e ainda representantes de 22 instituições que representam o idoso.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.