Setembro Amarelo: Mara lembra que 90% dos suicídios podem ser evitados

Imagem: Mara: "Quem pensa em tirar a própria vida sente uma dor psíquica insuportável"
Mara: "Quem pensa em tirar a própria vida sente uma dor psíquica insuportável"
06/09/2016 - 13:04 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Todos os anos, 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. São 12 mil suicídios somente no Brasil. Os números, da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram apresentados pela deputada Mara Caseiro, 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6/9). Mara é autora da Lei Estadual 4.777, que instituiu o Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio em Mato Grosso do Sul, celebrado simultaneamente à campanha nacional. Dia 10 de setembro também é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ao longo do mês são realizadas ações para o debate dos temas relacionados ao suicídio e estimuladas políticas de prevenção. “Esses casos que temos visto, inclusive em Mato Grosso do Sul, nos fazem refletir no que podemos fazer para evitar tal fatalidade”, afirmou a deputada. Segundo ela, cabe aos familiares e amigos identificarem os sinais que representam “gritos de socorro” por parte de quem está prestes a cometer suicídio, como desespero, delírios e postagens em redes sociais. Esses “gatilhos” podem ser sutis e desencadeados por mudanças no ambiente familiar ou escolar, crises de identidade sexual, entre outras causas. “Quem pensa em tirar a própria vida sente uma dor psíquica insuportável e realmente acha que é a única saída, mas sabemos que não é assim e só não se pode dar jeito justamente na morte”, argumentou.

Entre os fatores que podem contribuir para a evolução de um quadro de depressão e resultar no ato extremo de tirar a própria vida, a deputada citou a dependência química e os transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados. “Com o Setembro Amarelo, nós queremos chamar a atenção para a importância da vida, simbolizada com essa cor, que representa a luz e a alegria, e para a necessidade de estarmos mais atentos, porque especialistas dizem que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados”, disse. Mara ressaltou ainda a importância do acolhimento e da escuta amorosa para quem passa por dificuldades emocionais. “Temos que conversar mais e deixar que as pessoas se expressem, procurar ajuda e apoio, porque é um assunto que diz respeito a todos nós”, concluiu.

Estatística

Relatório da OMS revela que o Brasil é o oitavo país do mundo onde mais jovens tiram a própria vida. O índice de suicídios na faixa etária dos 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes e representa a segunda maior causa de morte entre jovens dessa faixa etária. Os suicídios perdem apenas para os acidentes de trânsito e estão na frente das mortes causadas em decorrência do HIV.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.