Editada: Proposta estabelece novas regras ao ensino de Educação Física

Imagem: Antonieta é autora do projeto, que visa instituir a Política Estadual de Educação Física
Antonieta é autora do projeto, que visa instituir a Política Estadual de Educação Física
15/09/2016 - 11:25 Por: Agência ALMS    Foto: Roberto Higa

Com o objetivo de estabelecer novas regras para o ensino de Educação Física nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, a deputada Antonieta Amorim (PMDB) apresentou um projeto de lei durante a sessão desta quinta-feira (15/9). De acordo com a proposta, as aulas de Educação Física só poderão ser ministradas por profissionais com licenciatura em Educação Física.

Segundo a deputada Antonieta, o projeto também visa fortalecer a categoria, pois as aulas somente poderão ser ministradas por profissionais formados em Educação Física, devidamente registrados no Conselho Regional. “Outro objetivo é proporcionar uma educação que atenda o desenvolvimento das capacidades sociais, afetivas, psicológicas intelectuais e motoras com vistas à construção de uma qualidade de vida mais saudável, buscando futuros cidadãos conscientes da cultura corporal”, justificou a deputada.

Conforme o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Ubiratam Brito de Mello, se for aprovado pelo Governo do Estado, o projeto deve proporcionar uma educação mais integrada. "A proposta irá atender o desenvolvimento das capacidades sociais, afetivas, psicológicas, intelectuais e motora, visando uma qualidade de vida mais saudável às crianças e adolescentes, além de ajudar nos relacionamentos pessoais", acrescentou o presidente.

Ubiratam destacou que ainda há escolas no Estado em que as aulas de Educação Física são ministradas por profissionais de outras áreas, como pedagogos. "E, neste sentido, os alunos podem ser expostos ao risco de lesões ou não conseguirem aproveitar plenamente os benefícios que as aulas podem oferecer", complementou.

A proposta agora segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser votada pelos deputados estaduais em primeira discussão. 

*Matéria editada às 16h32 para acréscimo de informações a pedido da assessoria parlamentar

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.