Empreendedorismo tem inspirado jovens sul-mato-grossenses

Imagem: A Assembleia Legislativa abriu a Semana do Jovem Empreendedor 2016
A Assembleia Legislativa abriu a Semana do Jovem Empreendedor 2016
15/09/2016 - 20:58 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

O empreendedorismo contribui significativamente para o desenvolvimento dos negócios no Brasil. Os jovens surgem como personagens de destaques quando o assunto é inovação. Na noite desta quinta-feira (15/9), a Assembleia Legislativa abriu a Semana do Jovem Empreendedor, instituída pela Lei 3.974, de autoria do deputado Marcio Fernandes (PMDB). Personalidades que criam soluções criativas para acelerar a economia de Mato Grosso do Sul foram homenageadas.

“Temos grandes talentos em Mato Grosso do Sul. A Semana do Jovem Empreendedor é para estimular jovens que sonham e possuem ideias, mas não têm condições de colocá-las em práticas. Nosso objetivo é apresentar cases de sucesso para estimular especialmente os alunos da rede pública de ensino. Falar de empreendedorismo é falar de mudanças e riscos. Hoje, homenageamos pessoas que ousaram se arriscar, tiveram fé e lutaram para conquistar seu espaço”, disse o parlamentar.

A subsecretária Nacional da Juventude, Roberta Pires Ferreira, informou as medidas prioritárias para o segmento, divididas em quatro pilares: treinamento, mentoria, redes e microcrédito. A prioridade é atingir os jovens de baixa renda e portadores de necessidades especiais. “Nosso foco será o jovem em situação de vulnerabilidade, que se encontra na periferia. O projeto é levar o tema empreendedorismo às escolas. Sabemos que depois que tentaram outras carreiras e não obtiveram resultados positivos, muitos jovens buscam o empreendedorismo. Por isso, nossa intenção é formar jovens preparados para essa nova forma de trabalho”, relatou. Roberta afirmou ainda que estão sendo realizadas articulações com várias instituições e a Presidência da República para desburocratizar o acesso ao crédito para diminuir as barreiras para as empresas de pequeno porte.  

<b>Aprimoramento</b>

Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, anunciou que o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), irá lançar um edital para projetos de Núcleos de Inovação Tecnológica e também de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, vinculadas às universidades.

O secretário ressaltou a importância de discutir no Estado o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que promoveu uma série de ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, sancionado no início do ano pelo Governo Federal. “Precisamos atualizar a legislação estadual, espelhando na nova lei. Em breve, vamos encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto para apoiar de forma mais agressiva o empreendorismo. Estaremos calcados na inovação e Mato Grosso do Sul será indutor neste sistema”, declarou.

De acordo com Jaime Elias Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, os projetos do Executivo visam estimular o surgimento de novas startups com propostas diferenciadas para os segmentos produtivos. “O governo criou um programa de apoio aos pequenos negócios, com o objetivo de descobrir novas atividades. O primeiro passo foi criar o Living Lab, um novo conceito de startups. Podemos tornar Mato Grosso do Sul referência mundial em startups voltados para o agronegócio, setor com o melhor desempenho na economia".

<b>Troféu Jovem Empreendedor</b>

Criado pela Resolução 10/2103, o troféu é destinado aos jovens que se destacam no cenário do empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. A honraria foi entregue para Anderson Martins, Ana Carolina Pieretti, Daniella Justo, Danilo Rondon Oliveira, Dendry Rios, Diego Mariano da Silva Souza, Felipe Paniago, Igor Zardo e Silva de Abreu, Isabela Villas Boas Longobardi, Jessika Galdino, João Paulo Hernandes Rovaroto, Julia Maria Bacaltchuk Rocha, Lucas de Oliveira Vieira de Almeida, Marcos Cezar Santos de Salles Junior, Marcos Silva, Murilo Eduardo Francisco Ricardo, Pedro de Araújo Barbosa, Reginaldo Barbosa Lemos Junior, Renato André Souza, Roberta Maia, Rodney Junior, Rodrigo Bogamil, Simone Balbino, Wellington Knauf, Weruska Sabino, Suzane Ribeiro Vismara, Valter Almeida Junior, Fernando Luiz Graziuso Oliveira, Haroldo Eduardo Rejala Mendes, Kistofe Pachelli Alencar Maia Feitosa, Diego Santana Rafael, Renato Ribas Gomes, Valter Ribeiro dos Santos Junior e Nelson Luiz de Vasconcelos Junior.

Neste ano, as crianças também foram homenageadas. Os pequenos empreendedores Ana Elisa Pereira de Souza Zanatta, Hiago Meneses Ferreira Barros, Isabela Moreira Nantes, Mariana Moreira Nantes, May Jacob Coelho, Rhayane Menezes Ferreira Barros, Isabela Simões, Eduarda Ribas, Mariana Fernandes e Sofia Costa de Castro mostraram que não importa a idade para se tornarem grandes empresários de sucesso.   

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.