Presidente analisa eleições municipais e alto índice de abstenções

Imagem: Em Campo Grande foram 114.286 abstenções
Em Campo Grande foram 114.286 abstenções
04/10/2016 - 12:11 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), comentou durante a sessão desta terça-feira (4/10), as eleições do último domingo (2/10) em todo o país. Ele considerou alto o índice de abstenções de votos e chamou os eleitores às urnas no segundo turno, em votação que ocorre no dia 30 de outubro.

“O processo democrático ocorreu de forma tranquila. O destaque foram os votos nulos, em branco e as abstenções, que em muitas capitais superaram o índice de votos aos candidatos concorrentes. Entendo isso como uma demonstração de insatisfação com a política, mas algo que é muito ruim para o fortalecimento da democracia”, considerou.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, em Campo Grande (MS) foram 114.286 abstenções, brancos 17.619 e outros 36.017 votos nulos. Confira os dados das outras capitais clicando aqui

Para o presidente, tais números demonstraram o distanciamento da sociedade e o descontentamento geral, que não é partidário. “Cabe agora a cada político repensar também em sua atuação, ver se é coerente e se tudo o que tem sido prometido foi cumprido”, avaliou. Mochi ainda afirmou que a continuidade das eleições não irá atrapalhar os trabalhos da Assembleia Legislativa. 

Também usaram a palavra durante a sessão para comentar as eleições os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSC), Renato Câmara (PDMB), Eduardo Rocha (PMDB), Professor Rinaldo (PSDB), Marquinhos Trad (PSD), Beto Pereira (PSDB), Lidio Lopes (PEN) e Cabo Almi (PT).  

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.