Deputada Mara chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Imagem: A deputada falou da importância de disseminar informações sobre a doença
A deputada falou da importância de disseminar informações sobre a doença
05/10/2016 - 10:59 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil em decorrência do diagnóstico tardio, por isso é importante informar a população sobre a necessidade da detecção precoce da doença. Na sessão desta quarta-feira (5/10), a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) falou da campanha “Outubro Rosa”, instituída pela Lei 4.541/14, dedicado à prevenção da saúde da mulher.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Mara informou que 57 mil novos casos de câncer de mama deverão ser registrados neste ano no Brasil. Segundo ela, a estimativa é de que 820 mulheres sejam acometidas pela doença em Mato Grosso do Sul, sendo 460 somente em Campo Grande.

“Os dados são do Instituto Nacional de Câncer e da Secretaria de Estado de Saúde. As informações com clareza e objetividade certamente exercem fundamental influência para diminuir as altas taxas de mortalidade por câncer de mama no País. O Outubro Rosa visa disseminar conhecimento dos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução das mortes”, destacou.

Mara mencionou ainda os procedimentos básicos recomendados pelo Ministério da Saúde para prevenir a doença, entre eles, o autoexame, a consulta médica, a realização do exame de mamografia e a manutenção de hábitos saudáveis. “Defendo que a mulher a partir dos 40 anos de idade faça o exame de rastreamento anualmente. O alerta é para evitar os tratamentos agressivos”.            

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.