Parlamento Jovem realiza 8ª sessão ordinária e participa de palestra

Imagem: Deputados estudantes durante a sessão ordinária nesta segunda-feira
Deputados estudantes durante a sessão ordinária nesta segunda-feira
17/10/2016 - 17:40 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estudantes se reuniram nesta segunda-feira (17/10) para a oitava sessão ordinária do projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo Ramez Tebet da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Antes da sessão, eles participaram da palestra sobre o câncer de mama - Outubro Rosa', ministrada pela ginecologista obstetra, Maria Auxiliadora Budib.

"Meu objetivo é de alertar os deputados estudantes de que é muito importante que eles levem essas informações para as suas comunidades e sejam multiplicadores e esclareçam seus amigos, suas mães, avós e quanto mais pessoas puderem atingir e alertar dos fatores de risco, maior será o numero de pessoas que poderemos diagnosticar o câncer de mama precocemente", alertou a palestrante.

A deputada estudante, Brenda Gomes Dourado que trabalha em uma clínica de atendimento à mulher, ressaltou o medo que mulher tem quando ela começa a sentir qualquer sintoma. “O câncer de mama tem como ser prevenido, essa prevenção e esse acompanhamento são necessários. Eu vejo lá na clínica como faz a diferença quando se sabe desde do início. Eu gostei muito da palestra foi esclarecedora e a finalidade do Outubro Rosa é essa de alertar, de trazer ainda mais informações para ajudar as mulheres”, afirmou Brenda.

Iniciada a sessão ordinária, o deputado estudante Eduardo Wegrzyn fez uso da usou a tribuna para falar sobre a demora e a burocracia do Judiciário. “Eu quis destacar que em casos julgamentos de abortos, estupro, entre outros as variáveis que são julgadas algumas vezes são mais importantes que a própria causa e a demora em julgar favorece a criação de projetos que poderiam ser descartados, uma vez que não se consegue julgar as mesmas situações no mesmo patamar. E ressalto ainda que o Poder Judiciário é o principal poder de engrenagem dos três poderes”, argumentou Eduardo.

A próxima sessão ordinária do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa será realizada no dia 21 de novembro no Plenário Deputado Júlio Maia. A sessão ordinária é aberta ao público.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.