Cerimonialista destaca contribuição dos profissionais ao longo da história

Imagem: Silvio Filho lembrou pioneirismo de MS ao instituir Dia do Cerimonialista
Silvio Filho lembrou pioneirismo de MS ao instituir Dia do Cerimonialista
27/10/2016 - 11:48 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Titular da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Silvio Lobo Filho participou da sessão ordinária desta quinta-feira (27/10), para ressaltar a importância da Lei 3.543, que institui o dia 29 de outubro como o Dia do Cerimonialista no Estado de Mato Grosso do Sul. Na tribuna, ele falou da contribuição dos profissionais para a história do País

“Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a instituir o Dia do Cerimonialista, lei de autoria do deputado Professor Rinaldo. Após a iniciativa, os demais entes federativos criaram também a lei. As histórias da Idade Média e da Idade Moderna fazem referência à importância da etiqueta e cerimonial nas relações entre pessoas, países e autoridades”, disse.

Segundo Silvio Lobo, o cerimonialista tem um papel importante, na medida em que possui conhecimento específico sobre os procedimentos necessário para realizar sessões solenes e atos protocolares. “Hoje acontece em Manaus o Congresso Internacional, com a presença de 20 países e 400 cerimonialistas. O evento ocorre pela segunda vez no Brasil. Em 2017, Bonito será palco do Congresso Brasileiro do Cerimonial”, informou.

Silvio também relatou a participação dos cerimonialistas na construção da civilização, estruturas de poder, sobretudo, nas histórias dos povos. “Existe sempre um cerimonialista na família, responsável pela fala sobre o nascimento de uma criança ou que comanda o parabéns”.

Ao final, Silvio leu uma crônica em homenagem aos cerimonialistas. O presidente Junior Mochi (PMDB), os deputados Professor Rinaldo (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Cabo Almi (PT), Coronel David (PSC) e João Grandão (PT) aproveitaram para parabenizar os profissionais, em nome dos cerimonialistas da Casa de Leis.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.