Deputados participam do Lançamento da Campanha Matrícula Digital 2017

Imagem: O presidente Junior Mochi destacou a importância do protagonismo juvenil
O presidente Junior Mochi destacou a importância do protagonismo juvenil
07/11/2016 - 10:53 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Este é o segundo ano que o Estado realiza as matrículas dos alunos via on-line. A campanha Matrícula Digital para 2017 foi lançada na manhã desta segunda-feira (7/11), no auditório da Governadoria, e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), e o líder do governo na Casa de Leis, deputado Professor Rinaldo (PSDB). O processo foi implantado nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Nilo Araújo, coordenador da Central de Matrículas, a pré-inscrição nas escolas urbanas e rurais da Rede Estadual de Ensino é voltada para quem pretende transferir de unidade escolar, tanto da rede pública quanto particular. “Ano passado já tivemos uma grande quantidade de estudantes oriundos de outras escolas, acreditamos que neste ano, devido à crise econômica, aumentará o percentual dos alunos procedentes das unidades privadas”, disse.

Hoje, a Rede Estadual conta com aproximadamente 270 mil com alunos e 365 escolas. No site www.matriculadigital.ms.gov.br existem informações, de forma prática, de como realizar a pré-matrícula. “Queremos integrar os pais no movimento digital. É fácil realizar a pré-inscrição, existe a possibilidade de escolher três opções de escolas, mas o ideal é fazer perto da casa dos alunos. O prazo é até o dia 6 de janeiro”, informou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Protagonismo juvenil

O presidente Junior Mochi ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes nos temas relacionados com os interesses e práticas coletivas dos jovens no Brasil. “Vivemos o momento da travessia do País que temos e o que queremos. Também na escolha dos cidadãos que somos e o que desejamos ser. São nestes momentos em que se operam as grandes transformações e os jovens contribuem para o alargamento do processo de construção da democracia participativa no país”, destacou.

O governador Reinaldo Azambuja também ressaltou a importância de substituir o modelo tradicional, sem perder a eficiência. “Estamos buscando fontes para melhorar a estrutura das escolas, mas estamos cientes do que significa o avanço tecnológico para ocuparmos lugares importantes. Conhecimento, inovação e pesquisa fazem parte da política de Estado. Avançamos nas metas e atuamos para que nossos jovens estejam capacitados para o mercado de trabalho”, disse o governador.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.